EQST

O Que Significa Artigo 217?

O que significa artigo 217?

Conforme se depreende do artigo 217-A, do Código Penal Brasileiro, o delito de estupro de vulnerável possui pena de reclusão de oito a quinze anos quando o ato é praticado contra menor de 14 (quatorze) anos de idade, bem como contra alguém que possua enfermidade ou deficiência mental.

O que significa o artigo 218?

Art. 218 - Corromper ou facilitar a corrupção de pessoa maior de quatorze e menor de dezoito anos, com ela praticando ato de libidinagem, ou induzindo-a a praticá-lo ou presenciá-lo: Pena - reclusão, de um a quatro anos.

O que significa o artigo 224?

224. Presume-se a violência, se a vítima: a) não é maior de catorze anos; b) é alienada ou débil mental, e o agente conhecia esta circunstância; c) não pode, por qualquer outra causa, oferecer resistência”. O primeiro caso de violência presumida (ficta) é de ser a vítima não maior de 14 anos de idade.

O que significa o artigo 226?

226, I, prevê como majorante o concurso de duas ou mais pessoas para a prática do delito. Segundo se extrai do dispositivo, não é necessário que a execução material seja realizada por uma pluralidade de pessoas para incidir a causa de aumento, bastando unicamente o concurso de agentes, nos moldes previstos no art.

O que significa vilipêndio religioso?

Ultraje de qualquer coisa que serve na comunicação ou reverência do homem com a divindade. Constitui crime contra o sentimento religioso escarnecer publicamente de coisa utilizada no culto religioso.

O que diz o Código Penal brasileiro sobre o crime de discriminação religiosa?

Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.

O que o texto diz sobre a intolerância religiosa?

O texto constitucional estabelece que a liberdade de crença é inviolável, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos. Determina ainda que os locais de culto e as liturgias sejam protegidos por lei. Já a Lei 9.

O que é o fundamentalismo religioso?

É o termo usado para se referir à crença na interpretação literal dos livros sagrados. Fundamentalistas são encontrados entre religiosos diversos e pregam que os dogmas de seus livros sagrados sejam seguidos à risca.

O que é fundamentalismo religioso exemplos?

Os fundamentalistas são os mais conservadores e literais seguidores de uma religião. Existem várias correntes fundamentalistas religiosas entre os adeptos do judaísmo, cristianismo e islamismo, entre outras.