A doença hepática pode ser herdada (genética) ou causada por uma variedade de fatores que danificam o fígado, tais como vírus e uso de álcool. A obesidade também está associada com danos no fígado. Com o tempo, os danos ao fígado pode levar à insuficiência hepática, uma condição com risco de vida.
Entre as doenças hepáticas mais frequentes estão:
adjetivo Diz-se em anatomia e em medicina de tudo quanto se relaciona ao fígado: artéria hepática. Insuficiência hepática, conjunto de perturbações produzidas pela alteração de uma ou mais funções do fígado.
Também conhecida como hepatotoxicidade, a toxicidade hepática é uma condição que afeta o fígado, causando danos ao órgão e impedindo seu bom funcionamento. Nos casos de toxicidade hepática, é possível até mesmo que o quadro do paciente evolua para uma cirrose, que é uma inflamação crônica do fígado.
A insuficiência hepática define-se como uma grave deterioração da função hepática. A insuficiência hepática é causada por um distúrbio ou substância que lesiona o fígado. A maioria das pessoas apresenta icterícia (pele e olhos amarelos), cansaço e fraqueza e perda de apetite.