Os médicos podem procurar outras causas para a dilatação do coração, como ataque cardíaco anterior, hipertensão arterial crônica ou uma válvula cardíaca danificada. Quando os médicos suspeitam de uma causa infecciosa, são feitos exames de sangue para a detecção de vírus comuns que podem causar cardiomiopatia dilatada.
A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) representa uma resposta adaptativa do coração à hipertensão arterial. Embora considerada compensatória, a HVE é um preditor independente de maior morbimortalidade cardiovascular.
A sobrecarga ventricular esquerda (SVE) é um diagnóstico funcional e eletrocardiográfico que corresponde a alterações morfológicas nesta câmara decorrentes do aumento de pressão ou de volume no interior de sua cavidade.
A válvula tricúspide, ou valva tricúspide, ou valva atrioventricular direita, encontra-se no lado dorsal direito do coração dos mamíferos, entre o átrio direito ou aurícula direita e o ventrículo direito. A função da válvula é impedir o refluxo do sangue do ventrículo direito para o átrio direito.
Mitral ou bicúspide - Possui dois folhetos lembrando o formato de uma mitra. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.
O ventrículo direito bombeia o sangue que recebe sob a baixa pressão através da artéria pulmonaa nos pulmões. O ventrículo esquerdo é a câmara correspondente do inferior esquerdo do coração que recebe o sangue oxigênio-rico do vestíbulo esquerdo que retorna dos pulmões.