Significado de Transpirar verbo transitivo direto e intransitivo Suar; exalar, secretar ou emitir suor (líquido incolor) pelos poros da pele: transpirei toda a água que bebi; sempre transpirei muito.
É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores. Isso porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes.
Suar não emagrece, apenas provoca perda de água (a perda de peso é decorrente da desidratação). É claro que durante uma atividade física intensa, na qual suamos bastante, emagrecemos, mas isso acontece porque queimamos gordura.
É comum se ouvir dizer que o processo de empreender é composto por 90% de transpiração e 10% de inspiração (em alguns casos essa relação chega a 99 pra 1). ... Isso significa dizer que inovar, ou seja, fazer diferente para fazer a diferença é um fator competitivo do empreendedor.
A transpiração vegetal corresponde ao processo de dispensação de água na forma de vapor, cedida ao meio ambiente mediante um sentido unidirecional, ou seja, da ascensão hídrica desde a região radicular em direção às folhas, e dessas para a atmosfera.
A importância desse procedimento vai além da necessidade de eliminar o excesso de água. A transpiração das plantas permite acelerar o transporte da seiva bruta. Uma substância rica em nutrientes, da raiz até as folhas, onde ela é transformada em seiva elaborada.
A transpiração estomática ocorre em duas etapas: Evaporação da água que está presente na superfície da parede celular das células que circundam os espaços intercelulares das folhas; ... Vapor de água difunde-se para a atmosfera pelos estômatos.
A planta também pode realizar, pelos estômatos, além da respiração, um processo chamado de transpiração. Aí ela elimina a água na forma de vapor. Nos dias mais quentes, toda quantidade de água é resguardada, para a planta não ficar desidratada. Nesses dias, ela fecha os estômatos, como uma porta!
Na fotossíntese, os organismos produtores captam a energia luminosa através de moléculas denominadas cloroplastos. ... Já a respiração celular apresenta como produto final gás carbônico e água, que serão utilizados pelos organismos produtores para a realização da fotossíntese.
Plantas respiram ininterruptamente enquanto estão vivas, assim como nós, seja dia ou seja noite. A confusão surge quando confundimos respiração com a fotossíntese.
A fotossíntese é um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Eles captam a luz solar, transformam em energia química e produzem os compostos orgânicos (carboidratos ou açúcares) a partir de água e dióxido de carbono.
Na fotossíntese, as células das plantas capturam a luz solar, convertendo a energia do Sol em energia química e juntando gás carbônico e água para formar açúcares.
A clorofila absorve luz nos comprimentos de luz violeta, azul e vermelho e, por esse motivo, reflete a luz verde. ... A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese.
Resposta. Nas plantas, a respiração ocorre em todas as partes do vegetal, mas a principal parte é a folha, pois é nesta parte em que se encontra a maior quantidade de estômatos (que são as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas).