crossorigin="anonymous">
As principais organelas das células vegetais são: ribossomos, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos, centríolos e peroxissomos. As células vegetais possuem todas essas organelas também, porém, os centríolos são encontrados apenas nas briófitas e pteridófitas.
A Mitose na Célula Vegetal Na mitose de células de vegetais superiores, basicamente duas diferenças podem ser destacadas, em comparação com que ocorre na mitose da célula animal: A mitose ocorre sem centríolos. A partir de certos locais, correspondentes ao centrossomos, irradiam-se as fibras do fuso.
As células vegetais possuem algumas particularidades na fase M. Sua divisão é anastral, ou seja, apesar da existência dos centrossomos e sua migração para pólos opostos, não existem centríolos e nem ásteres. ... Essa lamela, então, se expande para a periferia até alcançar a membrana plasmática, dividindo a célula em duas.
Na reprodução sexuada dos vegetais ocorre a alternância entre dois tipos de gerações; uma haploide (n) e outra diploide (2n) . ... b) A geração diploide corresponde ao esporófito e produz esporos através da meiose. A fecundação dos gametas origina um zigoto que é diploide.
A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama de clone.