Terrenos com declive Primeiramente, será necessário um muro de arrimo ou sustentação. Depois, é hora de contratar caminhões de terra para encher o terreno. Nessas situações, as empresas que realizam a terraplanagem devem se comprometer a espalhar e compactar a terra a cada 30cm de atividade até o nível final desejado.
Geometria vertical O greide é a inclinação vertical do eixo da estrada, formando-se os aclives e declives ajustados por uma curva de concordância vertical. As curvas verticais servem para unir de modo confortável e seguro as rampas de aclive (subidas) com as rampas de declive (descida) e vice-versa.
Ao escavar o solo, a terra fica solta e passa a ocupar mais espaço. Esse efeito é conhecido como empolamento e é expresso em porcentagem. Se ao escavar 1 m3 de solo ele aumenta para 1,3 m3, o empolamento é de 30%. ... O oposto do empolamento é a contração.
Esse processo é acelerado pela ação humana quando ocorre o desmatamento e ocupação das encostas, aumentando o peso da massa solta sujeita a escorregamento. Sua ocorrência provoca destruição de casas e bens materiais, além da possível perda de vidas humanas por soterramento.
Os deslizamentos são responsáveis por inúmeras vítimas fatais e grandes prejuízos materiais. ... O fenômeno ocorreu por causa da grande quantidade de água da chuva que se infiltrou no solo e o deslizamento ocorreu quando houve o movimento do material superficial, com a força da gravidade.
Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.
Resposta: Declividade da encosta – cujo grau define o ângulo de repouso, em função do peso das camadas, da granulometria e nível de coesão; ... A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas.
O desmatamento de encostas e as ocupações irregulares em morros são considerados “fatores de risco” para deslizamentos. Primeiro, porque a vegetação costuma amenizar o impacto da chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo.
Desastres de deslizamento de terra ocorrem regularmente. Um deslizamento de terra pode destruir casas, destruir uma estrada ou desencadear eventos mais catastróficos, como inundações, se ocorrerem no lugar errado e na hora errada.