Seu nome vem do ioruba Olokun : Olo: proprietário – Okun: Mar. É o Orixá dos oceanos, donde toda vida se oRiginou, e o zelador das suas riquezas e mistérios. Babá Olokún é um Orixá que governa as profundezas dos oceanos, designado por Olorun pAra manter o equilíbrio com a terra.
Proprietário/a (Olo) dos Oceanos (Okun). Olokun é o Orixá Senhor do mar, é andrógino, metade homem e metade-peixe, de caráter compulsivo, misterioso e violento. Tem a capacidade de transformar. ... Na natureza é simbolizado pelo mar profundo e é o verdadeiro dono das profundezas do presente, onde ninguém jamais esteve.
Orixá Ancestral Trata-se do Orixá com o qual nossa alma teve contato pela primeira vez e sua energia ficará ligada ao espírito na sua matriz.
Trazemos hoje alguns dos nomes de Exús e Pombagiras mais comuns usados na Umbanda....Nomes de Exús e Pombagiras mais comuns
Os Setes Exus Chefes de Falange da Espiritual de Oxalá:
Para quem não conhece, Exu Caveira é o nome de uma falange* de exus da Umbanda e da Quimbanda. O Exu Caveira é considerado uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista....Falange do Exu Caveira
Costumam ser relacionados à direita os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros, Ciganos e outros. Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras.
Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.
As GUIAS usadas na Umbanda são aqueles colares coloridos que os médiuns utilizam nos trabalhos, fazendo parte do uniforme do Umbandista. ... Por ser de material altamente atrativo, a guia recebe toda a carga negativa que foi direcionada ao médium e arrebenta. A guia não serve somente como proteção do médium.
Nos trabalhos de Umbanda é comum o Guia cruzar ou recomendar estes elementos e outros como guias, imagens, ervas, velas e pedras para proteção e outros fins. Mas fica uma pergunta no ar: “Quanto tempo vale um elemento cruzado”? Pessoas carregam guias (fios de conta) nos seus pescoços, nos seus carros.
Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, enquanto cruza (fazer o sinal da cruz) por cima do recipiente que contém a guia. Deixe a vela queimar totalmente, retire a guia do recipiente depois de 12 horas e então deixe secar naturalmente. Após isso pode ser usada normalmente.