A redação tem caráter classificatório e eliminatório e o candidato precisa obter uma média igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos para ser aprovado. A sua redação será avaliada da seguinte forma: título e assunto (20 pontos), Estrutura e conteúdo (30 pontos) e expressão (uso da norma culta, 50 pontos).
Confira 10 dicas para passar no concurso da Marinha
Quais matérias são cobradas na prova do concurso da Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAM)? São 50 questões de Matemática, Português, Ciências (Física e Química) e Inglês. Tudo do ensino médio, constante no edital.
Os concursos públicos para Praça Fuzileiro Naval de Nível Fundamental têm provas escritas objetivas apenas de Língua Portuguesa e Matemática, com conteúdos básicos. Já para Praças de Nível Médio Técnico, há também prova de Conhecimentos Profissionais (de acordo com área de atuação), além de redação.
Para se tornar um soldado fuzileiro naval, é necessário:
Prova Objetiva No primeiro dia, os candidatos vão responder a questões de Português, Redação, Física e Química. Enquanto no segundo dia, as disciplinas que versarão as provas serão: Matemática, Geografia, História e Inglês.
As oportunidades são para oficiais e sargentos. O salário oferecido varia entre R$ 3.
Como sargento, a formação do militar temporário é realizada através do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) destinado aos profissionais de nível médio técnico que possuam formação em uma das áreas de interesse do Exército.
O serviço militar temporário possui a duração de doze meses, prorrogáveis sucessivamente, por períodos de doze meses, de acordo com o interesse de ambas as partes.
Estágio Básico de Sargentos Temporários (EBST)
É preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio. É preciso ter concluído o Ensino Médio e ter curso de Técnico de Enfermagem ou ser músico. Sexo masculino ou feminino, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1982. É preciso ter curso superior nas áreas que serão divulgadas no edital.