As raízes ajudam a fixar a planta ao solo e são responsáveis pela absorção de substâncias essenciais, como água e sais minerais. Além disso, elas conduzem as substâncias e atuam também como reserva.
Na fotossíntese, as raízes das plantas absorvem água e sais minerais e as folhas absorvem luz do Sol e gás carbônico, um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados e geram a glicose, o alimento das plantas.
2 - O fruto protege as sementes, pois ele é o ovário (órgão reprodutor feminino da planta) fecundado e desenvolvido. Os frutos também auxiliam na dispersão das sementes, já que se alimentam e levam as sementes para outros locais.
O fruto, na verdade, tem a função de proteger as sementes e de preparar o solo, onde ela vai cair para facilitar a germinação. Os frutos podem ser verdadeiros (quando se formarem a partir do ovário, como o abacate); ou falsos (quando se formam de outras partes da planta como o caju, maçã, figo, abacaxi e framboesa).
As plantas são muito importantes, porque nos dão ar puro para respirar. ... A maioria das plantas são compostas por várias partes, a raiz por onde se alimenta e se segura à terra, o caule que mantém a planta direita e transporta a água e os nutrientes a todas as partes da planta e folhas por onde respiram.
Elas absorvem a radiação solar e o gás carbônico durante o dia, liberam oxigênio e água, regulam a temperatura sobre a umidade do ar e as chuvas, ajudam a diminuir a poluição do ar, produzem substâncias que servem de base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, ...
Partes das plantas Frutos, responsáveis por proteger as sementes; Sementes, responsáveis pelo nascimento de novas plantas; Caule, responsável por sustentar a planta, além de levar sais minerais e água, por meio da raiz, para as outras partes da planta.
Os caules aéreos podem ser dos seguintes tipos:
A estrutura primária do caule se origina a partir de uma intensa atividade mitótica das células do meristema apical. Se examinarmos o corte transversal de um caule primário, teremos as seguintes camadas: epiderme, córtex e sistema vascular. A camada mais externa é a epiderme.
Em muitas espécies, o caule cresce abaixo da superfície do solo, ou seja, é um tipo de caule subterrâneo chamado de rizoma.
Caule haste: Os caules hastes são caules clorofilados e maleáveis, típicos herbáceas e plantas jovens. Caule colmo: Os caules tipos colmo são caules com nós e entrenós bem visíveis. Eles podem ser ocos, como nos bambus ou preenchidos com substâncias de reserva, como a cana-de-açúcar.
Quatro opções surpreendentes de caules comestíveis
Significado de Haste [Botânica] Parte de um vegetal a que estão presas as folhas, as flores, os frutos. [Botânica] Pé de uma planta; caule, tronco, vergôntea, pedúnculo.