O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Algumas catástrofes, tais como erupções vulcânicas, glaciações, e outros, provocaram o desequilíbrio ecológico, e o homem infelizmente, vem agredindo e exterminando seres vivos e recursos naturais.
(4) Equilíbrio da natureza; estado em que as populações relativas das diferentes espécies permanecem constantes; o equilíbrio ecológico tem um caráter dinâmico, pois é submetido às relações constantes entre os seres vivos de uma comunidade e entre as comunidades ecossistemas; a destruição do equilíbrio ecológico causa ...
Trata-se do acréscimo ao ambiente de produtos que ameacem a saúde ou a sobrevivência de seres humanos ou de outros organismos. Um exemplo de desequilíbrio na cadeia alimentar é a introdução da agricultura em determinada região. Para plantar as espécies de interesse, retira-se a vegetação natural do local.
Dependerá da atuação de cada mineral no organismo. Por exemplo, a deficiência de iodo causa o bócio. Dependendo do tipo de sal mineral, o excesso poderá causar problemas diferenciados. Um tipo de mineral que pode causar sérios problemas, quando em excesso, é o sódio (Na), presente no sal de cozinha.
Fatores radicais: efeito do desequilíbrio alimentar no organismo. Queda de cabelo, manchas na pele e unhas fracas são apenas algumas das milhares de consequências que a alimentação desregulada pode provocar.
Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares mais complexas que se entrecruzam na natureza e extrapolarem as possibilidades definidas pelo conceito de cadeia alimentar. Assim, elas refletem melhor as relações tróficas entre os produtores, consumidores e decompositores.
Resposta. Bom, as folhas, frutos, flores e galhos das árvores do mangue,são produtores, que são consumidos por peixes e moluscos e no topo da cadeia alimentar se situam as aves e alguns mamíferos, que depois de algum tempo podem morrer e serem decompostos por fungos e bactérias.
Os produtores são os organismos que utilizam energia solar ou energia química para seu crescimento e após isso servem de alimento para os consumidores. Na teia temos a vegetação e os fitoplânctons como produtores.
Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.