O predicativo do objeto é o termo da oração que caracteriza os complementos verbais de uma oração, ou seja, que atribui uma qualidade ao objeto direto ou ao objeto indireto.
O predicativo do objeto é o termo da oração que complementa e caracteriza, principalmente, o objeto direto, atribuindo-lhe uma qualidade. Pode caracterizar também o objeto indireto, sendo contudo mais raro, apenas utilizado com o verbo chamar. EXEMPLO: A vitória tornou eleito o vereador.
A diferença entre sujeito simples e composto está no NÚCLEO. Enquanto o sujeito composto apresenta mais do que um núcleo, o sujeito simples apresenta somente um. Exemplos de sujeito simples: A Ana vai à festa sozinha (sujeito: “a Ana”, cujo núcleo é “Ana”).
Na sintaxe de concordância verbal, o sujeito precisa estar em harmonia com o verbo, por isso, no exemplo 4, o verbo “devem” está na 3ª pessoa do plural, já que o sujeito é formado por dois núcleos, classificando-se como sujeito composto.
Quando o sujeito composto vier anteposto ao verbo, o verbo irá para o plural. Exemplo: - O milho e a soja subiram de preço. Concordância atrativa: quando o sujeito composto vier posposto ao verbo, o verbo irá para o plural ou concordará apenas com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo.