A Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão. Ela não serve apenas aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Serve também para adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir na carreira.
Se você é professor(a) e gostaria de auxiliar seus alunos nesse processo, confira estas nove atividades para orientação profissional em sala de aula:
É principalmente a partir da Revolução Industrial que passa a prevalecer a ideia de "o homem certo no lugar certo", visando a uma maior produtividade. Até então não existia a possibilidade de uma escolha profissional, já que os filhos acabavam por seguir o ofício do seu grupo familiar.
A autora discute o processo de escolha profissional e o desenvolvimento da identidade vocacional-ocupacional, suas características e etapas, dentre as quais se destacam: Etapa de escolhas fantasistas, período que vai dos 04 aos 10/11 anos; Etapa de escolhas tentativas, período que vai dos 10/11 aos 16/17 anos, ...
Como o nome sugere, orientação profissional é o processo de aconselhamento pra uma pessoa que precisa tomar decisões relacionadas com a profissão. O caso mais comum é a escolha de um curso superior.
Qualquer pessoa, independentemente de sua formação universitária, pode ser um Orientador Profissional, apesar de serem os Psicólogos os profissionais que majoritariamente aplicam o processo de OP.
A história da Orientação Profissional reflete as definições que ela pode assumir, bem como as diferentes teorias e métodos dos quais se utiliza. Três perspectivas são relevantes na Orientação Profissional brasileira: a psicométrica, a clínica e a psicossocial.
Tema de redação: As políticas públicas de incentivo à educação superior no contexto nacional. É de fundamental importância a busca de conhecimento fundamentado na área ou curso escolhido para realização de uma carreira profissional. ... O nível superior oferece um crescimento pessoal e profissional.