Para combater germes, aliviar dores e reequilibrar o pH intestinal, misture 1 copo de água filtrada com o suco fresco de 1 limão e 1 colher (chá) de amido de milho e beba em seguida.
Quando se está com diarreia, as refeições devem ser leves, fáceis de digerir e em pequenas quantidades, utilizando alimentos como canja, purê de legumes, mingau de maizena e frutas cozidas, por exemplo.
Dores na região abdominal podem ter vários motivos, como prisão de ventre, gases ou mesmo uma virose. Porém, em alguns casos, os desconfortos na barriga, quando acompanhados de diarreia frequente e sangue nas fezes, podem sinalizar uma doença inflamatória intestinal (DII).
Para os casos de diarreia crônica é interessante evitar alimentos ricos em açúcares como o yakult. Caso o consumo do yakult seja pela presença dos probióticos, pode ser feita a suplementação dos probióticos. Para isso, é importante a avaliação por um nutricionista ou médico.
Outra razão que faz com que o leite e seus derivados não sejam indicados para os pacientes com diarreia é o fato de que a presença da lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água pelo órgão, contribuindo para a piora dos sintomas e para um aumento significativo das cólicas intestinais.
É possível parar a diarreia por meio da alimentação e, por isso, é recomendado comer frutas e legumes bem cozidos, como batata, arroz, maçã ou banana, além de alimentos ricos em água, como gelatina ou sopa de legumes, por exemplo.
A sobremesa rica em colágeno absorve água e ajuda a manter os fluidos do trato digestivo, promovendo um trânsito intestinal e fezes saudáveis.
Alimentos considerados de efeito constipantes: maçã sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera, maracujá, limão, lima, pêssego, cenoura, batata, beterraba; Quando forem retirados o leite e derivados e o açúcar, reintroduzir na dieta gradualmente após a melhora dos sintomas.
Alimentos ricos em enxofre (brócolis, cebola, couve-flor, nabo, pimentão, repolho, rabanete, taioba, grão-de-bico, ervilha, lentilha, feijão, batata-doce, pepino e couve-de-bruxelas); Carnes gordurosas; Doces, chocolates e biscoitos recheados.
A banana, por exemplo, possui fibras que ajudam a estabelecer uma evacuação eficiente, além de potássio, um dos minerais perdidos durante a diarreia. Também possui prebióticos que ajudam a manter as bactérias boas no trato digestivo e intestinal.
Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).
Depende da variedade. A banana nanica ajuda a soltar o intestino, enquanto a prata e a maçã prendem. A banana é uma fruta versátil, nutritiva, fonte de carboidratos, fibras, potássio, vitamina B6 e C e antioxidantes. Mas, quase sempre que vira assunto à mesa, seus poderes laxantes são debatidos.
O minilax é um laxativo introduzido no Anus com um aplicador que ajuda a evacuação fecal. Fezes muito endurecidas podem não ficar amolecidas, mas quando lubrificadas saem com mais facilidade porque deslizam melhor pelo ânus.