Peso específico aparente saturado: Peso especifico do solo se ele viesse a ficar saturado e se isto ocorresse sem variação de volume. ... Índice de vazios: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas.
No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s². Valores mais usuais: ɣ da água é de 9 810 N/m³ (T = 20 ºC, P = 1 atm e g = 9,81);
Os índices físicos sao relações entre volumes, entre pesos ou entre pesos e volumes das tres fases constituintes de um solo e prestam-se para avaliar as condições em que o solo se encontra por ocasião das suas determinações.
O volume dos sólidos (Vs) é obtido através do ensaio de Massa Específica Real dos Grãos, o volume total da amostra (V) é calculado, por exemplo, pelo Método da Balança Hidrostática e por consequência, o volume de vazio (Vv) é a diferença entre os dois.
o Índice de vazios (e) é expresso como um número, ou seja é uma grandeza adimensional e portanto não possui unidade, e é definido como o volume dos poros (Vv) dividido pelo volume ocupado pelas partículas sólidas (Vs) de uma amostra de solo.
SUMÁRIO DO MÉTODO DE ENSAIO A porcentagem de vazios não compactados é calculada como a diferença entre o volume do cilindro e o volume absoluto do agregado de granulometria fina contido no mesmo. A porcentagem de vazios não compactados é calculada usando a massa específica aparente do agregado de granulometria fina.
Conhecer o teor de umidade é essencial e determinante na previsão do comportamento dos solos que serão utilizados em diversas áreas da construção civil, como por exemplo, na construção de barragens e de terraplenagens para estradas.
Plasticidade é a propriedade de um corpo que lhe permite mudar de forma ao ser submetido a uma tensão. ... A plasticidade de um solo é produzida pela água absorvida que circunda as partículas coloidais laminares dos argilo minerais, predominando as forças de superfície.
Qualidade de plástico, do que pode tomar ou receber diferentes formas pela moldação ou modelação.
A plasticidade neural é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios a partir da experiência e do comportamento do indivíduo. ... Através da plasticidade, novos comportamentos são aprendidos e o desenvolvimento humano torna-se um ato contínuo.
As aprendizagens adquiridas são armazenadas no cérebro, por meio de neurônios e sinapses, porém podem ocorrer perdas neuronais através de fenômenos naturais, ou questões ambientais (como acidentes, etc). ... Portanto a plasticidade ocorre por meio do aprendizado assim como o aprendizado estimula a plasticidade.
A importância da neuroplasticidade se dá pelo fato de que ela estimula a adaptação do cérebro às mais variadas situações. Isso faz também com que um indivíduo não perca totalmente a sua capacidade de realizar determinadas tarefas, mesmo que algumas áreas de seu sistema nervoso estejam lesionadas.
As redes neuronais são terminações nervosas que acessam capilarmente regiões do cérebro responsáveis pelo aprendizado, memórias e inúmeras outras funções cognitivas. ... O fenômeno da neuroplasticidade e aprendizagem explica muito sobre nossos comportamentos primitivos e também sobre nosso potencial de se adaptar.
4 dicas para treinar a plasticidade do cérebro
Introdução: A neuroplasticidade é a capacidade de adaptação do Sistema Nervoso Central às mudanças nas condições do ambiente que ocorrem nos indivíduos, que se estende a alterações resultantes dos processos de aprendizagem e memória, influenciando assim o controle motor.
Dois mecanismos moleculares para a plasticidade sináptica envolvem os receptores de glutamato NMDA e AMPA. ... Estas proteínas quinases ativadas servem para fosforilar receptores pós-sinápticos excitatórios (por exemplo, receptores de AMPA), melhorar a condução de cátion e assim potencializando a sinapse.
A lesão promove três situações distintas: uma em que o corpo celular do neurônio foi atingido e ocorre a morte do neurônio, sendo, neste caso, o processo irreversível; o corpo celular esta integro e seu axônio esta lesado ou o neurônio se encontra em um estagio de excitação diminuído.
O tratamento fisioterapêutico por meio de estimulação sensorial e motora pode colaborar na redução da morbidade pelo Acidente Vascular Encefálico mediante mudanças corticais após a lesão. O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão da literatura sobre a influência da fisioterapia na neuroplasticidade.
A neuroplasticidade, também conhecida por plasticidade neuronal ou maleabilidade cerebral, é a capacidade de mudança e reorganização dos neurônios de acordo com mudanças ambientais, experimentais, sociais, físicas e lesões mais graves.
Tipos de plasticidade neural. A neuroplasticidade manifesta-se de várias formas. Pode ser classificada em regenerativa, axônica, sináptica, dendrítica e somática.
A reorganização funcional do cérebro é um processo que acontece em todas as fases da vida, seja na infância durante o período de maturação do SNC, na idade adulta ou na velhice, etapa na qual há um menor número de neurônios existentes.