O que é? Consiste no exame de raio x cuja principal indicação é a investigação de desvios nos joelhos (genu valgo e genu varo), e ainda para investigar alterações degenerativas (artrose), inflamatórias e infecciosas. Alguns tumores ósseos também podem ser identificados.
Indicações do RX do joelho O RX do joelho é um exame que serve para auxiliar o Médico no diagnóstico de diversas patologias (ou doenças). O RX do joelho está indicado em casos de dor no joelho, traumas, instabilidades (“o joelho falha”), défices de extensão, deformidades, entre outros sinais e sintomas.
A incidência AP (antero-posterior) é utilizada em situações especiais, quando não é possivel realizar a incidência PA (doentes acamados ou que não se conseguem manter em pé), e capta a imagem “de frente” para o tórax (veja imagens).
z Rotina radiográfica básica: a rotina para o estudo radiográfico da articulação do joelho consiste em: anteroposterior (AP) e perfil externo (PExt). Para o estudo da patela, deve ser acrescentada a axial inferossuperior de patela.
Colimação: Colimar as bordas laterais da área real do antebraço, colimar também em ambas as extremidades para evitar exclusão da anatomia de cada articulação. Sentido do chassis: Longitudinal, (24 x 30 ou 30 x 40) dividido; sem grade difusora.
LATERAL OU PERFIL (esquerdo ou direito) – numerador em PA do lado direito do chassi (na visão do operador); se for em ortostática na parte superior do chassi, e em decúbito na parte inferior do chassi. OBLÍQUAS AP e PA – seguem a regra geral do AP e do PA. À direita do paciente ou da direita da parte radiografada.
A Radiologia de Intervenção (RI) é uma subespecialidade da Radiologia que oferece tratamentos minimamente invasivos realizados sob a orientação de imagem médica, designadamente, ecografia, fluoroscopia (RX), tomografia computorizada (TC) e ressonância magnética (RM).
O médico radiologista pode dar diagnóstico, intervenções médicas e tratamentos que utilizam a radiologia fora que é bastante consultado por seus colegas de outras áreas, ajudando na obtenção de orientações mais precisas ou na indicação do tipo de exame ideal a ser aplicado.
Os técnicos em radiologia e outros profissionais que atuam nessa área estão sujeitos à exposição a radiações ionizantes, que aumentam os riscos de doenças como neoplasias, anemia aplástica, púrpura, radiodermatite, infertilidade, entre outras.