A parte proximal da tíbia é conhecida como Platô ou Planalto. O planalto tibial possui uma discreta inclinação posterior (10°) e consiste de 2 côndilos (platôs). A face superior de cada côndilo é grande, ovoide e lisa. O platô lateral é recoberto por 4mm de cartilagem.
As tíbias, mais conhecidas como ossos da canela, na anatomia humana, são ossos longos localizados entre os pés e os joelhos.
A fratura da diáfise da tíbia é a causa mais frequente de síndrome do compartimento(6) e, sem um diagnóstico correto e precoce que leve a um tratamento também precoce, leva a sequelas irreparáveis. A suspeita clínica é o principal elemento para o diagnóstico precoce da síndrome do compartimento.
Tíbia: o maior e mais medial osso da perna, formando tanto a articulação do joelho quanto do tornozelo.
Membros inferiores: Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos).
Exceto pelo fêmur, a tíbia é o maior osso no corpo que suporta peso.
A tíbia e a fíbula (perônio) formam a estrutura óssea da perna, sendo a tíbia o maior e mais importante osso na perna. A tíbia é anatomicamente dividida em três segmentos: Proximal (perto do joelho), Diáfise (meio da perna) e Distal (perto do tornozelo). A parte proximal da tíbia é conhecida como Platô ou Planalto.
A síndrome do estresse tibial medial ou periostite medial da tíbia é popularmente conhecida como “canelite”. Essa síndrome é uma inflamação do osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos que estão inseridos nesse osso. A canelite é caracterizada por dor na canela, principalmente durante atividades físicas.
Na maioria dos casos, o tratamento é cirúrgico. A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidades que já discutimos. Dependendo do tipo de fratura, pode ser necessária mais de uma cirurgia.
→ Perna: é formada pela tíbia e pela fíbula, sendo o primeiro o maior osso dos dois. A fíbula é o osso mais delgado do organismo e dispõe-se de forma paralela à tíbia. → Pé: Os ossos dos pés são formados pelos ossos do tarso, metatársicos e falanges.
Por ser muito longo, o fêmur possui a camada externa, chamada de osso compacto, um pouco mais espessa que os demais ossos, para evitar que se quebre. O maior osso do corpo humano é o fêmur, que fica na coxa e desempenha um importante papel na sustentação do esqueleto.
O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.
Coxa é uma parte do corpo humano abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o fêmur (que é o maior osso do corpo humano) e os músculos pectíneo, iliopsoas, psoas menor, tensor da fáscia lata, sartório (que é o maior músculo do corpo humano), quadríceps femoral (compartimento anterior); adutor longo, ...
músculo quadríceps da
1.
8 exercícios para posterior de coxa
A dor na coxa, também conhecida como mialgia da coxa, é uma dor muscular que pode acontecer na região da frente, de trás ou dos lados da coxa que pode ser causada pelo excesso de atividade física ou pancada direta no local, além de também poder acontecer devido à contratura muscular ou inflamação do nervo ciático.
Remédios para distensão muscular Os remédios indicados são os anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, sob orientação médica. Passar a pomada de Arnica ou Cataflan no local, além de diminuir a dor, diminui a inflamação, sendo uma boa opção para complementar o tratamento.
Colocar gelo na região afetada a cada três horas, por um período de 15 minutos a meia hora. Alternar gelo e calor a cada 15 minutos também pode ajudar com a dor, mas se o tempo não permitir tal tratamento intensivo, pelo menos se esforce para fazer gelo e um pouco de compressão local.