Isole o logaritmo em um lado da equação. Use as operações inversas para mover as partes da equação até que os logaritmos estejam em um lado e os outros elementos no outro lado. Exemplo: log4(x + 6) = 2 - log4(x). log4(x + 6) + log4(x) = 2 - log4(x) + log4(x). log4(x + 6) + log4(x) = 2.
Dado o logaritmo loga x = y de base a, para transformar o mesmo logaritmo para a base b, o logaritmo ficará assim: logb x = z.
Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.
Se as bases são iguais e os expoentes são diferentes, então basta repetir a base e somar os expoentes.
Para reduzir as potências de uma expressão para apenas uma potência, devemos trabalhar com as propriedades da potenciação. Primeiramente, temos a propriedade da multiplicação, onde somamos os expoentes. De maneira análoga, temos a propriedade da divisão, onde subtraímos os expoentes de mesma base.