Matéria - é tudo o que tem massa e ocupa espaço no Universo. Corpo - é uma porção limitada de matéria. Objeto - é um corpo modificado e produzido para ser utilizado pelo homem.
É a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia.
O tratamento físico-químico de efluentes é usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais. Esse tipo de tratamento também é usado para reduzir a carga orgânica antes do tratamento biológico.
O tratamento de efluentes industriais consiste em uma série de processos físicos, químicos e biológicos para eliminar os contaminantes presentes. O objetivo é produzir água limpa ou reutilizável e resíduos sólidos, também chamados de lodo, que podem ser usados como matéria-prima para outros processos.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. ... Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito.
A fluoretação das águas é uma medida efetiva para reduzir a cárie dentária, e o uso do flúor no abastecimento público é considerado o principal fator para a obtenção de redução na prevalência da doença.
A fluoretação é o acréscimo controlado de um composto de flúor à água de abastecimento público com a finalidade de atuar no controle da cárie dentária, sendo uma das principais e mais importantes medidas de saúde pública..
Enfatiza-se que o Valor Máximo Permitido - VMP, destacado na Portaria MS nº2. 914/2011, que dispõe sobre as normas e padrão de potabilidade da água para consumo humano, relacionado com os fluoretos, é de 1,5 mg/L.
O fluoreto se enquadra nas listas de padrões de água primária e secundária. Até 4 mg/L de fluoreto podem estar na água potável, mas a EPA recomenda que o nível real seja inferior a 2 ppm. O objetivo da maioria das instalações de água é ter aproximadamente 1.