O IASB foi criado em 1 de abril de 2001 na estrutura do International Accounting Standards Committee (IASC), ou "Fundação Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade". ...
Em sua curta existência, desde 2001, o IASB redesenhou substancialmente o mapa mundial das informações financeiras empresariais. Entretanto, foi o International Accounting Standards Committee (IASC), durante seus 27 anos, de 1973 a 2000, que serviu de palco para o IASB, que, por sua vez, nasceu do IASC1.
29 de junho de 1973, Londres, Reino Unido
1 de abril de 2001
EPS. São pressupostos Básicos da contabilidade segundo o referencial teórico do IASB. ... O Framework estabelece como pressupostos básicos para elaboração, aplicação e interpretção das normas emitidas pelo IASB a utlização do regime de competência e a conideração da continuidade dos negócios.
CONT INTERNACIONAL - Contabilidade Internacional.
As sete entidades compõem o CPC, mas outras poderão vir a ser convidadas futuramente; Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, não auferem remuneração.
A criação do IASB teve objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação e validação dos novos pronunciamentos internacionais a serem emitidas pelo IASB com o novo nome de pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard).
Atualmente ela possui sede em Londres e conta com o apoio de mais de 140 entidades contábeis profissionais do planeta. Apesar do IASB ter surgido há mais de 40 anos, o movimento de adaptação no Brasil surgiu mesmo em 2005.
O IFRS (International Financial Reporting Standards) é o modelo de normas contábeis que as empresas devem seguir para atender às normas internacionais, deixando o balanço contábil claro e interpretável em diferentes países. Adotado no Brasil e em mais de 120 países.
Um instituto internacional (IASC), que congrega vários países, busca harmonizar os procedimentos contábeis. Estas normas possuem grande importância para a economia mundial uma vez que tenta evitar as prováveis distorções nas demonstrações contábeis de um país, publicado em outro.
Portanto, a importância da Contabilidade Internacional está em justamente alinhar a linguagem contábil para que órgãos governamentais e países falem a mesma língua. Com isso, fatos contábeis podem ser fielmente relatados e as demonstrações tornam-se muito mais confiáveis e transparentes.
De forma mais específica em relação à convergência das Normas para o Brasil a Kpmg (2008a) afirma que os principais benefícios que a migração para os padrões IFRS para o nosso país serão: aumento da comparabilidade e da transparência nas demonstrações financeiras; integração supranacional do mercado de capitais; ...
Principais organismos internacionais (IASB, FASB) e nacionais (CPC, CVM) de contabilidade.
Contabilidade intermediária I. ... Apresenta a dinâmica da contabilidade empresarial, buscando desenvolver um entrosamento com a vida da empresa. Apresenta noções sobre a estrutura empresarial do Brasil, o conceito de empresa, suas classificações, aspectos jurídicos, administrativos e contábeis.
No Brasil, o CFC é o principal órgão regulador da Contabilidade. Adicionalmente, a CVM e o BACEN também emitem normas contábeis aplicáveis às entidades abrangidas por seus respectivos escopos de atividades. Outra entidade que tem expressiva atuação no processo de normatização contábil é o IBRACON.
A relação entre o CPC e a IAS é dada pelo CPC atuar como um tradutor da IAS, uma vez que esta é uma norma internacional e para ser aplicada no Brasil precisa ser traduzida. Enquanto, a diferença entre as duas é justamente uma ser internacional e a outra brasileira.
International Financial Reporting Standards (IFRS) são normas internacionais de contabilidade, um conjunto de pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting standards Board). Como a contabilidade internacional funciona? Vantagens, estrutura e mais!
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito que se propõe a fornecer ensino humanizado, crítico e cidadão. Oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul.
– os elementos que compõem os fundamentos de avaliação das demonstrações financeiras são o valor realizável, o valor presente, o custo corrente e o custo histórico; – há critérios de reconhecimento das receitas e despesas, como também de ativos e passivos.
Como apresentado anteriormente, a adoção do IFRS 16 não tem impacto na apuração dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) e sobre a receita (PIS/Cofins). Acontece que os ajustes mencionados requerem especial atenção com respeito aos controles fiscais.
Em se tratando de contexto global, um dos maiores desafios da contabilidade é a padronização mundial da linguagem e das normas contábeis. ... Caso essa normatização não ocorra, problemas podem surgir e entraves na comunicação e interpretação contábil fatalmente acontecerão.