EQST

Quais So Os Princpios Especficos Da Licitaço?

Quais são os princípios específicos da licitação?

Quais são os princípios específicos da licitação? ... A CF prevê que as licitações devem obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade ou igualdade, moralidade ou probidade administrativa, publicidade e eficiência.

Quais são os dois principais fundamentos da licitação?

O processo licitatório deve ser regido pelos princípios constitucionais da isonomia, legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e outros correspondentes, se assim houver.

Quais são os princípios norteadores do procedimento licitatório?

Saiba mais sobre os princípios da licitação. Os princípios básicos da licitação estão contidos na Constituição Federal. No entanto, o texto da lei 8.

O que é o princípio da vinculação?

O princípio da vinculação ao instrumento convocatório é corolário do princípio da legalidade e da objetividade das determinações habilitatórias. Impõe à Administração e ao licitante a observância das normas estabelecidas no Edital de forma objetiva, mas sempre velando pelo princípio da competitividade.

O que se entende por princípio da vinculação ao tribunal competente?

O PRINCIPIO DA VINCULACAO AO INSTRUMENTO CONVOCATORIO OBRIGA A ADMINISTRACAO A RESPEITAR AS REGRAS QUE HAJA PREVIAMENTE ESTABELECIDO PARA DISCIPLINAR O CERTAME.

O que é competência recursal qual o princípio que lhe fundamenta?

Aqueles que acreditam que o duplo grau de jurisdição é um princípio processual constitucional, inclusive de processo penal, fundamentam a sua posição, na competência recursal estabelecida na Constituição Federal. ... Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: [... ]

O que é competência recursal?

I) a competência originária, em que o processo tem origem naquele órgão; II) a competência recursal, em que o processo origina-se em instância inferior, ou seja, em outro órgão, mas “sobe” até determinado tribunal por meio de recurso.

Qual é a finalidade do recurso extraordinário?

2- Recurso extraordinário É o recurso que tem por finalidade manter a guarda e a proteção da Constituição da Republica Federativa do Brasil. É um recurso especial e tem por finalidade a proteção do direito objetivo, ou seja, a norma jurídica, de natureza constitucional.