Saídas PWM PWM (Pulse Width Modulation – Modulação por Largura de Pulso) é uma técnica para obter resultados analógicos por meios digitais. Essa técnica consiste na geração de uma onda quadrada em uma frequência muita alta em que pode ser controlada a percentagem do tempo em que a onda permanece em nível lógico alto.
PWM é uma técnica utilizada para controle de dispositivos variando a intensidade. Por exemplo, intensidade de giro de um motor, brilho de uma lâmpada e etc. Para exemplificar o uso de PWM vamos montar um circuito com Arduino para controlar o brilho de um LED.
Observa-se na figura acima, que a Arduino Uno possui 6 pinos para saída PWM (3,5,6,9,10,11). Para auxiliar na manipulação desses pinos a plataforma possui uma função que auxilia na escrita de valores de duty cycle para esses pinos, assim você pode facilmente usar o PWM do Arduino UNO e outras placas.
A Arduino Nano é composta por 14 pinos digitais, que podem ser usados tanto para entrada quanto para saída de dados. É importante saber que esses pinos trabalham com 5V, e podem fornecer ou receber apenas 40mA de corrente máxima em cada um deles.
O Arduino Nano pode ser alimentado por uma conexão mini-B USB, por uma fonte externa não regulada de 6 a 20 volts (pino 30), ou por uma fonte externa regulada de 5V (pino 27). ... O chip FT232RL somente somente é energizado se e placa for alimentada através da porta USB.
Conecte o ArduinoISP no computador, e navegue pelo menu superior em Ferramentas, selecione o modelo da placa a ser gravado (neste caso, Nano), a porta COM em que se localiza o ArduinoISP, selecione o programador como "Arduino as ISP" e clique em Gravar Bootloader.
Para habilitar um computador para programar o Arduino Nano do kit são necessárias duas etapas:
Ao abrir a IDE de programação do Arduino => Selecione em Ferramentas (Tools) => Placa Arduino Nano Em Ferramentas (Tools) => Porta => Selecione a porta COM na qual o seu Arduino estará conectado. Concluído – Seu Arduino Nano esta instalado, agora basta efetuar o Upload do seu código para o Arduino.
Como conectar o Arduino no seu computador Windows e rodar o seu primeiro programa
Como fazer upload de programas
Ligue o pino 18 (MISO) do ATMEGA ao pino 12 do Arduino. Ligue o pino 19 (SCK) do ATMEGA ao pino 13 do Arduino. Ligue o led ao pino 7 do Arduino, juntamente com o resistor de 330 ohms. Ligue um resistor de 10 K ao pino 1 (RST) do ATMEGA, e a outra extremidade do resistor ligue no Vcc 5V do Arduino.
Vá em “Ferramentas > Placa” E clique na placa Arduino que você possui. Agora, vá em “Ferramentas > Porta” e escolha a porta que seu Arduino está conectado. O programa diz qual porta é, mostrando o nome do dispositivo. Em nosso caso é a porta COM4.
Vá em Ferramentas->Placa->Gerenciador de Placas.. Espere alguns segundos até que o campo de texto esteja habilitado e digite ESP32. O arquivo de instalação da placa aparecerá, clique em INSTALAR, quando a instalação terminar clique em FECHAR.
“Ide e anunciai o Evangelho… sereis minhas testemunhas”. Somos chamados a ser testemunhas do Ressuscitado. ... Jesus envia seus discípulos e a nós a anunciar a alegria do Evangelho através do testemunho missionário. Mas para que a tarefa seja mais fácil, o Senhor nos envia o seu Espírito, que nos fortalece na missão.
Não se trata de um chamado específico para uma pessoa, mas o chamado para tantos quantos creem no Senhor Jesus. O ide significa que se estamos em Jerusalém, na Judeia, em Samaria, ou mesmo em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro, então devemos fazer discípulos. Não importa o lugar, seu ministério ou chamado.
Como fazer um Esboço de Pregação IMPACTANTE