O Financiamento Popular conhecido como Finapop, surgiu no início da pandemia, como uma proposta alternativa de acesso ao crédito destinado aos agricultores/as camponeses/as de assentamentos e acampamentos do MST. ... Tem dinheiro seu que pode estar financiando uma empresa de agrotóxico.”
O MST é um movimento social que propõe a criação de leis e projetos de reforma agrária. Que visam, dividir as terras do território nacional, de forma que o pequeno produtor rual possa produzir sua própria fonte de sustento, evitando que essas terras fiquem apenas nas mãos dos grandes proprietários.
A falta de sinalização para reduzir a velocidade foi apontada como uma possível razão da colisão. A possibilidade de enquadramento rigoroso de atos desse tipo, cometidos por movimentos sociais, é um dos entraves à aprovação no Congresso de uma lei antiterrorismo que tramita há dois anos.
Atualmente, o governo federal tem patrocinado movimentos dos sem terra, que lutam por um local de moradia digno. No governo atual, mais de 76 mil famílias já foram assentadas, com um logo período de financiamento. Insumos agrícolas também foram destinados a essas famílias.