Nadadeira dorsal : nadadeira com espinhos e/ou raios, dividida em duas ou três partes, situada ao longo do perfil superior do peixe; dorsal. Nadadeira peitoral : nadadeira par, situada depois da cabeça e das fendas branquiais, que, em alguns peixes, pode ser ausente; peitoral.
“A nadadeira dorsal tem uma função importante para a navegação, que corresponde às quilhas ou lemes das embarcações”, diz Otto. As espécies mais vistas com a barbatana de fora são o tubarão-martelo, o tubarão-azul, o tubarão-tigre e o tubarão-baleia.
Significado de Nadadeira substantivo feminino Barbatana dos peixes. Cada um dos órgãos exteriores de locomoção dos cetáceos e de alguns anfíbios. Etimologia (origem da palavra nadadeira). Nadar + deira.
A nadadeira caudal está relacionada com o impulso do peixe na água, a dorsal e a anal garantem estabilidade e as pélvicas e peitorais orientam o movimento.
O termo mais correto utilizado é nadadeira, podendo um peixe por exemplo apresentar, um par de nadadeiras peitorais, um par de nadadeiras pélvicas, uma nadadeira anal, nadadeiras dorsais e a nadadeira caudal.
As nadadeiras do peixes servem para ajudá-los na natação, equilíbrio e velocidade e estabilidade na água. ... Um par de nadadeiras dorsais, que é basicamente a mesma função da anal. E um par de nadadeiras peitorais, que tem muitas funções, como por exemplo reduzir a velocidade do nado./span>
Resposta. Ajudá-lo a se locomover, a nadar na água./span>
linha lateral é um sistema de órgãos encontrados em vertebrados aquáticos, usado para detectar movimento, vibração e gradientes de pressão na água circundante. ... As linhas laterais desempenham um papel importante no comportamento, na predação e na orientação de peixes.
As nadadeiras ímpares dispõem-se na linha mediana do corpo e podem ser dorsal, caudal e anal. As nadadeiras pares dispõem-se ventralmente, sendo um par de anterior, as peitorais, e um par posterior, as pélvicas.
Em geral, os peixes têm sete nadadeiras, três ímpares (dorsal, anal e caudal) e duas pares (peitorais e pélvicas) (Fig. 9). ... A forma e posição das nadadeiras são reguladas pelos princípios da hidrodinâmica, baseado nas diferentes formas do corpo e velocidades de natação.
As nadadeiras pares servem para dar o equilíbrio ao animal já caudal da o impulsso!/span>
Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras. Existem cerca de mil espécies de condrictes, sendo tubarões e arraias os grupos mais diversos, seguidos pelas quimeras.
Os Chondrichthyes, classe de peixes com esqueleto cartilaginoso (do grego chondros = cartilagem; ichthyos = peixes), são representados por animais marinhos pertencentes ao grupo dos vertebrados gnastostomados (boca com mandíbula): as raias, os tubarões e as quimeras, cujo crânio, vértebras e demais estruturas ...
Podemos classificar os peixes em dois grandes grupos bastante diferentes entre si: os condrictes (peixes cartilaginosos) e os osteíctes (peixes ósseos). ... Os peixes ósseos possuem uma membrana que recobre as fendas branquiais, enquanto os peixes cartilaginosos possuem suas brânquias expostas, sem nenhuma proteção.
Os condrictes são peixes cartilaginosos e os osteictes são peixes ósseos. Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos./span>
Primeiramente podemos diferenciar os dois grupos pelo esqueleto. Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos. Outra diferença marcante diz respeito às brânquias./span>
Enquanto os peixes cartilaginosos possuem escamas placoides e de origem dérmica e epidérmica, os peixes ósseos apresentam escamas de origem exclusivamente dérmica. ... Enquanto os peixes cartilaginosos possuem uma boca ventral, os peixes ósseos apresentam sua boca na região anterior do corpo./span>
osteíctes
A maioria de seus representantes é ovípara e suas larvas, um pouco semelhantes aos adultos, são chamadas de alevinos. Poraquê, sardinha, cascudo e cavalo-marinho e peixe-voador são alguns representantes desse grupo. Cavalo-marinho: um peixe ósseo actinoperígeo.
Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.
Podemos classificá-los em três grupos principais: os peixes sem mandíbulas, conhecidos por agnatos ou ciclóstomos; os condríctes, que possuem seu esqueleto de cartilagem; e por fim os osteíctes, peixes ósseos, que são a maioria./span>
vertebrados
Classificação dos Peixes Existem duas classes de peixes: a classe dos condrictes (do grego khondros: 'cartilagem'; e ichthyes: 'peixe'), ou peixes cartilaginosos, e a classe dos osteíctes (do grego osteon: 'osso'), ou peixes ósseos. ... Existem várias diferenças entre os peixes cartilaginosos e os ósseos.
O corpo dos peixes está normalmente coberto de muco que, por um lado diminui a resistência da água ao movimento e, por outro, os protege dos inimigos.
O sistema reprodutor é composto pelas gônadas (testículos e ovários) e pelos ductos por onde passam os gametas. As gônadas são formadas após o nascimento dos peixes e têm a mesma origem celular.
Na maioria dos casos, os ovos possuem casca rígida. Alguns peixes condrictes, aves, répteis e invertebrados são exemplos de ovíparos. Já em animais ovovíparos, o ovo permanece dentro do corpo materno até o fim do desenvolvimento embrionário e posterior eclosão, liberando filhotes já formados.
Grande parte das espécies de peixes possui reprodução ovulípara (as fêmeas não protegem os ovos) e fecundação externa. ... As fêmeas costumam depositar os óvulos em locais de águas calmas ou, até mesmo, constroem ninhos./span>
Espécies que nascem de ovos retidos no útero da mãe Fazem parte dessa categoria: os tubarões, as raias, algumas espécies de peixes, como o molinésia, o barrigudinho, o lebiste o plati, e o anfíbio Rhinoderma darwinii, onde, curiosamente, os zigotos se desenvolvem no saco vocal./span>