Pois é, o corpo e a mente estão totalmente conectados! E o estado emocional de uma pessoa se manifesta de diversas maneiras no físico, especialmente por meio de problemas de saúde, o que damos o nome de “doenças psicossomáticas”.
"Quando a boca cala, os órgãos falam; quando a boca fala, os órgãos saram". É com essa frase de impacto que Adalberto Barreto, idealizador da Terapia Integrativa Comunitária, fornece pistas para o diálogo corpo-mente-espírito.
Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.
A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas.
Como sair da depressão em 7 passos
A prática esportiva faz com que organismo libere dois hormônios essenciais para o tratamento da doença: a endorfina, também conhecida popularmente como “hormônio da alegria”, que produz sensação de prazer e euforia, e a dopamina, responsável por promover efeitos analgésicos e tranquilizantes.