[Etimologia] Expressão que se originou do latim jurídico, literalmente: sem o qual não. Também usada em conditio sine qua non: condição sem a qual não.
O nexo concausal é uma questão ainda não aclarada na responsabilidade civil, pela absoluta falta de previsão legal do seu alcanse e consequências jurídicas, diferentemente do nexo causal, onde há o vínculo direto de causa e efeito que liga a execução dos serviços e a doença do trabalhador, devidamente previsto nos art.
Ou seja, as doenças conhecidas como ocupacionais acontecem a partir do exercício de funções executadas pelo trabalhador em sua profissão. Pode ser adquirida ou desencadeada devido às condições de trabalho ou a forma como é realizado.
A doença ocupacional, ou profissional, é aquela na qual o colaborador adquire uma condição enferma gerada pelas características do seu trabalho no dia a dia. Muitas vezes, trata-se de condições crônicas, ou seja, doenças que ele terá pelo resto da vida.
Principais doenças ocupacionais
Alguns fatores que colaboram para o aparecimento da doença são falta de (ou má) liderança, medo de errar, excesso de competitividade, jornada de trabalho prolongada, metas inalcançáveis etc.
A asma é a doença pulmonar mais frequente relacionada com o trabalho. Estima-se que uma em sete exacerbações graves da asma estejam relacionadas com exposições relacionadas com o trabalho e pensa-se que as exposições relacionadas com o trabalho sejam responsáveis por cerca de 15% do total de casos de asma no adulto.