O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma das etapas da respiração celular, um processo aeróbio para obtenção de energia que ocorre nas células de diversos organismos.
O ciclo de Krebs é uma das fases da respiração celular que ocorrem na matriz mitocondrial dos organismos eucariontes. O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma das fases da respiração celular descoberta pelo bioquímico Hans Adolf Krebs, no ano de 1938.
Essas reações são parte do metabolismo dos organismos aeróbicos - que utilizam oxigênio na respiração celular. O Ciclo de Krebs acontece em oito fases e, devido a riqueza de detalhes, ele parece complicado para alguns estudantes.
Glicolise é um processo da respiração celular, onde ocorrem simuntaneas reações para quebra da glicose no entuito de regenerar moleculas de ATP, no qual ocorre no citoplasma. A partir desta parte todas as reações tornan-se dobradas pois a Glicolise formou duas estruturas iguais.
A glicólise (quebra da molécula de glicose para formar dois piruvatos) ocorre no citoplasma da célula e é um processo anaeróbico.
A fosforilação da glicose na primeira reação impede que esta saia da célula novamente. Ao adicionar um grupo fosfato à glicose, ela torna-se um molécula carregada negativamente e é impossível atravessar passivamente a membrana celular. Ao manter a glicose aprisionada dentro da célula a glicólise é garantida.