Apresentar uma caixa de massinha de modelar com seis unidades. Retirar da caixa e mostrar às crianças que todas eram do mesmo tamanho. Pegar uma massinha amarela e outra vermelha (ou outra cor) e fazer duas bolinhas iguais. Em seguida, perguntar à criança em qual das duas bolinhas elas acham que há mais massinha.
Provas Operatórias Piagetianas 17 provas - copos e fichas em polipropileno (acrílico resistente), com a Prova de Espaço Unidimensional. ... CONSERVAÇÃO DAS QUANTIDADES DE LÍQUIDOS – TRANSVASAMENTO • Nove copos de tamanhos padrão exigido pelas provas; • Duas garrafas com água colorida (garrafas não inclusas).
Fazer em baixo a mesma fila com as fichas de outra cor. Perguntar ao aluno se estas filas tem a mesma quantidade. De acordo com a resposta da criança, separar as fichas da fila de baixo. Perguntar se as duas filas possuem a mesma quantidade.
As provas Piagetianas são um conjunto de jogos que servem para orientação sobre o desenvolvimento cognitivo em que a criança se encontra, tendo em vista que suas bases epistemológicas são os estudos de Jean Piaget, conhecido como epistemologia genética (VALENÇA, 2003).
Segundo Piaget o professor deve avaliar os conceitos errados dos alunos considerando a interpretação do mundo, dos fatos, e é realizada de forma qualitativamente diferente nosestágios de desenvolvimento, quer do ser, quer da espécie.
Segundo WEIS, 2012, as provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível da estrutura cognitiva que a criança opera.
As provas operatórias são instrumentos “de avaliação intelectual individual”7 que permitem investigar se o sujeito já atingiu um estágio cognitivo no qual é capaz de realizar operações mentais.
Dentre as ferramentas utilizadas para a obtenção de um diagnostico psicopedagógico estão as provas operatórias (provas piagetianas). Essas provas permitem uma avaliação do raciocínio e construção de conhecimento de crianças, classificando o seu nível cognitivo.
INTRODUÇÃO; Segundo a teoria piagetiana, quando a criança não tem noção de conservação, isto é, quando ela não acredita que pode haver diferentes configurações para um mesmo objeto, ela está passando pelo período pré-operatório ou primeira infância, que ocorre dos 2 (dois) aos 7 (sete) anos.
Ou seja, conservar o número é saber que a quantidade continua igual, mesmo quando as modificações espaciais acontecem. Segundo Piaget (1978), o desenvolvimento cognitivo da criança é dividido em quatro estágios que são: o sensório-motor, o pré-operatório, o operacional concreto e o operacional Page 3 formal.
Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações. Já preservação visa à integridade e à perenidade de algo. O termo se refere à proteção integral, a “intocabilidade”.
É o ato de perceber que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição. A invariância numérica (conservação) só é atingida quando a criança é capaz de conceber que uma quantidade permanece a mesma, seja qual for a disposição dos elementos que a compõem.
Verificado por especialistas. Olá! Segundo Ramos (2009), o princípio da conservação de quantidade numérica, denominado também de invariância numérica, é identificado por uma criança no momento em que ela consegue entender que uma quantidade se mantém idêntica independente do arranjo das unidades formadoras.