Os residentes lidam diretamente com os pacientes e seus conflitos. Veem diariamente a vida e a morte. A maior parte do tempo da residência é prático, mas os estudantes ainda têm aulas teóricas e estudam bastante para, no final desse treinamento, prestarem uma prova de titulação.
O preceptor ensina realizando procedimentos técnicos e moderando a discussão de casos. Assume papel do docente-clínico, um profissional que domina a prática clínica e os aspectos educacionais relacionados a ela, transformando-a em ambiente e momento educacionais propícios.
A principal função do preceptor é ensinar a clinicar, por meio de instruções formais e com determinados objetivos e metas. Portanto, entre as suas características marcantes devem estar o conhecimento e a habilidade em desempenhar proce- dimentos clínicos.
Perfil de competências do Preceptor Preceptor é um profissional com formação de especialista, vinculado à instituição formadora ou executora, cuja função se caracteriza por supervisão direta das atividades práticas realizadas por estudantes e residentes.
O preceptor atua como um complemento dos profissionais mencionados na lei de estágio – docente orientador e supervisor de estágio – e se responsabiliza por iniciar o estudante em aspectos práticos de sua profissão dentro de seu ambiente de trabalho.
- Apoia o desenvolvimento ou participa e estimula a participação dos educandos na produção científica ou tecnológica em saúde, por meio de pesquisas orientadas por princípios ético-científicos e pelas necessidades de saúde das pessoas e de fortalecimento do SUS em seu contexto.
Introdução: A preceptoria em saúde é uma atividade desenvolvida pelos profissionais de saúde junto aos alunos de graduação e nas diversas modalidades de residências (médicas, multiprofissionais e uniprofissionais).
A12 - O preceptor ideal deve ter a capacidade de estabelecer um bom relacionamento interpessoal com seus alunos e a equipe. A16 - Um preceptor ideal deve ser necessariamente um profissional ético. A20 - O preceptor ideal deve trabalhar de maneira multiprofissional buscando alcançar a interprofissionalidade.
A preceptoria é uma atividade de ensino necessária, que favorece um processo de construção de conhecimento mais significativo para a formação humana e profissional, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem do aluno, o conhecimento do papel do preceptor como formador e a capacidade de incentivar o estudante a ser ...
R$ 3.
O preceptor é um dos profissionais responsáveis pelo treinamento do discente dentro do ambiente da formação na área, no momento prático.
R$ 3.