No regime de juros compostos, o valor do montante é sempre calculado baseado no valor do capital do mês anterior, o que faz com que o montante cresça de maneira exponencial. Vamos comparar um capital de R$2.
Como calcular a taxa efetiva de juros na hp-12c
Suponha que você pretenda descobrir qual seria o total de um investimento (M) de R$ 10 mil (C) a uma taxa de 15% ao ano (i), ao final de dez anos (t). Colocando esses valores na fórmula de juros compostos apresentada anteriormente, teremos: M = 10.
Os juros simples são baseados no total do valor de um empréstimo ou depósito, enquanto os juros compostos se baseiam nesse mesmo total mais os juros que se acumulam em cada período. Como os juros simples são calculados apenas sobre o montante principal de um empréstimo ou depósito, é mais fácil determiná-los.
Quando o dinheiro é aplicado a juros compostos, os juros obtidos a cada novo período são incorporados ao capital, formando um novo montante que passará a participar da geração de juros no período seguinte.
Todas, eu disse todas, as aplicações financeiras. De poupança a CDB, de LCI a Bolsa de valores, de fundos de investimentos a Tesouro Direto, rendem a JUROS COMPOSTOS (meu filho, orgulho da mamãe).
Os juros simples e compostos são cálculos efetuados com o objetivo de corrigir os valores envolvidos nas transações financeiras, isto é, a correção que se faz ao emprestar ou aplicar uma determinada quantia durante um período de tempo.
Os juros simples são calculados apenas com base no valor inicial, ou seja, independentemente de quanto tempo durar a operação, a taxa de juros aplicada vai incidir apenas em cima da quantia inicial em questão. Já os juros compostos, são os queridinhos dos investidores e são popularmente chamados de “juros sobre juros”.