Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (analgésicos). Na fase aguda, recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.
Para controle de febre e dor, são indicados fármacos com paracetamol ou dipirona. Para cuidar das erupções na pele, o médico receita anti-histamínicos.
Os chás de equinácea, matricária e o ginseng são bons exemplos de remédios caseiros que podem complementar o tratamento médico da chikungunya, pois ajudam a fortalecer o sistema imune, além de aliviarem alguns sintomas típicos da infecção, como dor de cabeça, cansaço ou dores musculares.
Assim como na dengue os remédios que não devem ser utilizados na fase aguda da Chikungunya são aspirina (ácido acetilsalicílico) e anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno, diclofenaco, nimesulida e os corticóides, devido ao risco de complicações relacionadas como problemas renais e sangramentos.
Além das pequenas manchinhas na pele a Zika também provoca coceira na pele na maioria dos casos, no entanto a coceira tende a diminuir em 5 dias e pode ser tratada com anti-histamínicos receitados pelo médico.
Alimentos evitados São eles: abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, morango, nectarina, nozes, pepino, pêssego, pimenta, tomate e uva.
O tratamento do Zika Vírus é feito de acordo com os sintomas, com o uso de analgésicos, antitermicos e outros medicamentos disponíveis em qualquer unidade pública de saúde para controlar a febre e a dor.
Agora, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) confirmam que o vírus também consegue infectar - e se multiplicar em - cérebros adultos, atingindo neurônios mais maduros e provocando, em alguns casos, desde quadros temporários de confusão mental e dificuldade motora até problemas mais graves, de ...
As duas principais formas de prevenção ao zika – e às outras doenças causadas peloAedes aegypti, como dengue e chikungunya – são acabar com os focos do mosquito (locais de água parada) e usar repelente para evitar a picada. A seguir, dicas de como se prevenir da doença: .
Veja como se proteger da dengue, zika vírus e chikungunya Epidemias
Para evitar que os ralos transformem-se em criadouros, o morador deve despejar cloro, desinfetante ou sal grosso, de duas a três vezes por semana. O ideal é colocar, em cada ralo, meio copo (do tipo americano) do produto, ou uma colher de sopa de sal grosso.
Como prevenir a dengue em 6 passos simples
Vinagre e bicarbonato de sódio Coloque 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo. Depois, misture 1 xícara de vinagre branco com 1/2 suco de limão e jogue sobre o bicarbonato. Deixe agir por 10 minutos. Para finalizar, enxágue tudo com água quente.
Utilize sal grosso para desentupir vasos sanitários, ralos e pias. Ele tem uma vantagem adicional: você elimina as baratas que habitam o encanamento e saem das pias, especialmente à noite. Para garantir, coloquem os protetores de ralo. Suco de limão é o melhor desengordurante.
Esses odores costumam ser causados pelos gases presentes na tubulação, pela falta de vedação e também do mau uso tanto da pia, como do vaso sanitário. Usar o vaso sanitário como lixo é um dos principais causadores do mau cheiro.
Como fazer? - Em um recipiente, misture meio copo de bicarbonato e a mesma medida de vinagre; - Despeje a mistura no ralo seco, tampe-o com um pano e espere cerca de 20 minutos para a reação química fazer efeito; - Finalize despejando um litro de água quente de uma vez.