As salamandras são anfíbios da ordem Urodela ou Caudata. Apresentam o corpo alongado, cauda e, geralmente, quatro patas funcionais. Sua pele é lisa, sem escamas e lustrosa. As salamandras são anfíbios pertencentes à ordem Urodela ou Caudata.
anfíbios
urodelos
A salamandra é uma espécie de anfíbio muito resistente ao fogo. Segundo a Mitologia, a salamandra era uma espécie monstruosa, pois não se sensibilizava com o fogo nem um pouco, ela sai de repente do meio das chamas.
Os anfíbios possuem três estruturas para a respiração: os pulmões, as mucosas da faringe e da boca e a pele. Os pulmões são constituídos de duas bolsas sem divisão interna. Quando ainda em fase larval, respiram por brânquias.
Neotenia, uma forma de pedomorfose, é a propriedade, em animais, de retenção, na idade adulta, de características típicas da sua forma jovem ou larval. Por exemplo, o axolote, conserva durante toda a vida brânquias externas e mantêm em geral a morfologia larval. ...
Salamandra-gigante-da-china: 1,2 m
No Brasil, não existe uma permissão específica para a criação de axolotes de estimação. Apesar disso, eles são a única espécie de salamandra que pode ser criada em casa. Se você ficou interessado, saiba que eles são bastante sensíveis e, assim como outros animais exóticos, necessitam de condições apropriadas.