Dra. Ana Gabriela Cuoghi - Pé Metatarso Varo Congênito é uma deformidade comum do pé observada ao nascer, que faz com que a metade da frente do pé, o antepé, se volte para dentro.
O pé torto posicional pode ser corrigido mediante imobilização das articulações com gesso e uso de fisioterapia para esticar o pé e o tornozelo. O tratamento precoce com imobilização é benéfico no caso do pé torto verdadeiro, mas cirurgia, frequentemente complexa, também é geralmente necessária.
Não se sabe exatamente a causa dessa má formação, por isso o nome de pé torto congênito (que significa de nascimento) e idiopático (quando não sabemos a causa). Mas, parece haver uma possível causa genética onde, durante o desenvolvimento, haveria uma ativação de genes “responsáveis” pela geração da deformidade.
O pé calcaneovalgo é a deformidade postural mais freqüente em recém-nascidos, variando desde 30 a 50% do total das deformidades posturais(1). É caracterizada pela dorsiflexão e eversão do pé em relação à perna.
Opções de tratamento para esporão de calcâneo
Existem diversas causas para a dor no calcanhar, desde alterações no formato do pé e na forma de pisar, até ao excesso de peso, esporão no calcâneo, pancadas ou doenças inflamatórias mais graves, como fasciite plantar, bursite ou gota, por exemplo.
O esporão do calcâneo é na maioria das vezes (cerca de 95%) assintomático (sem sintomas) ou causa poucos sintomas, podendo permanecer longos períodos de tempo sem causar qualquer tipo de incómodo. Porém, o sintoma mais frequente é a dor no calcanhar (“tipo pontada”).
O sintoma mais comum da fascite plantar é a dor, tipo pontada, na planta do pé, especialmente na região logo abaixo do calcanhar. A dor é tipicamente pior durante os primeiros passos, como ao sair da cama de manhã ou levantar-se depois de estar sentado por algum tempo.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de dores nos pés são: