As danças ganharam tanto o gosto dos gaúchos que hoje em dia há muitos tipos de bailados tradicionais no Estado, como a Chimarrita, o Rilo, a Meia Canha, o Chote, a Rancheira, o Fandango, e as danças com sapateado, como Tirana do Lenço, Balaio, Tatu, Chula, dentre outras.
Com traços camponeses, as danças gaúchas têm como características principais o sapateado forte e movimentos velozes com bastante agilidade. São danças desafiadoras e contagiantes, sempre valorizando o respeito e a diversidade.
danças folclóricas são danças que representam um conjunto de danças sociais e diferentes de cada estado brasileiro, estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas fatos históricos, brincadeiras e acontecimentos do cotidiano.
Gifoni (1973) refere que existem diferentes e importantes valores para o trabalho com as danças folclóricas na escola: Valor físico: é uma forma de exercício físico completo, melhora as funções circulatórias, respiratórias, digestivas, colabora para a agilidade e flexibilidade dos movimentos; Valor moral: incentiva e ...
As danças circulares sagradas, também conhecidas como danças de roda, foram criadas por Bernhard Wosien e sintetizam danças de diferentes culturas pesquisadas por ele. A dança circular sagrada, ou dança de roda, é uma prática que reúne vários tipos de danças tradicionais ou folclóricas de diferentes locais do globo.
Significado de Coreografia substantivo feminino [Antigo] Notação dos passos e das figuras da dança. Arte de compor bailados e de os transcrever. O mesmo que coregrafia.
O guia para criar a sua coreografia
Os elementos que constituem a composição coreográfica:
O ato de dançar é diferente do ato de criar e compor uma dança. ... É necessária a vivência do fascinante processo criativo para, a partir dele, dar forma à composição cênica que em dança chama-se coreografia, expressão que tem origem no grego e quer dizer: a grafia de danças corais, danças de grupo.