A intuição empírica, que nos entrega o mundo da experiência, comporta a intuição externa ou sensível (dados dos sentidos) e a intuição interna ou psicológica (fenômenos mentais conscientes relativa a vida interior). ...
A intuição capta e mostra as necessidades de mudanças, indicando a necessidade de alterar caminhos e de transformar realidades. Auxilia na identificação de momentos em que deve haver mudanças, como sentir: 'é hora de mudar, de fazer algo diferente!
10 maneiras de escutar sua intuição e seguir seu coração
Intuição é a voz do coração, mas é diferente de sentimento. Intuição não tem “dono” ou lado. Intuir “vai dar certo”, é diferente de “querer que dê certo porque eu amo a pessoa/porque eu quero…”. Ela se mostra sutilmente, e, muitas vezes, não a ouvimos.
Segundo Kahneman, poder confiar nela em uma decisão requer que a pessoa tenha tido muita experiência de observação do tema em questão. Para conhecer muito o assunto a ponto de criar uma intuição que pode ser acreditada, é preciso saber quase imediatamente se acertou ou não sobre suas previsões.
As pessoas não têm noção disso, mas não é um processo mágico, paranormal ou divino. Há pessoas que têm essa habilidade mais aflorada e ela consegue fazer essa leitura rapidamente de situações, de fatos e de pessoas. Ela tem aquela sensação de que gosta ou não da pessoa, que acredita ou não em alguém."৯ ফেব, ২০২০
Exteriorizar; trazer para o exterior; tornar-se claro e evidente: o campeonato aflorou a genialidade do jogador. Surgir; despontar ou aparecer de modo espontâneo: a discussão sobre os direitos femininos aflora pelo mundo. Emergir; aparecer na superfície; vir à tona: o navio nunca aflorou à superfície.
Quando se tem um pressentimento de que algo ruim vai ocorrer diz-se que é um mau agouro, o que quer dizer que está associado a notícias desagradáveis ou que alguma desgraça vai acontecer.