A hérnia diafragmática adquirida é devida a uma lesão traumática penetrante ou contusa do diafragma , geralmente causada por acidentes de trânsito, quedas ou outros tipos de traumas. Elas também podem se dever a complicações de cirurgias no abdômen ou tórax .
Hérnia diafragmática é caracterizada pela passagem de parte do conteúdo abdominal para o interior da cavidade torácica através de um defeito no diafragma.
O procedimento cirúrgico pode ser realizado com o auxílio de câmeras e instrumentos introduzidos por pequenos orifícios no abdômen, que é a cirurgia laparoscópica, ou pela forma convencional, caso seja uma hérnia grave. Saiba quando a cirurgia por laparoscopia é indicada e como é feita.
Uma hérnia diafragmática é uma malformação do músculo (um pequeno defeito ou “buraco”), permitindo que o conteúdo da cavidade abdominal passe para o tórax. No início da gestação, quando o bebê ainda está se formando, existe um “buraco” no diafragma.
Ele é responsável por separar as cavidades torácica e abdominal. O músculo diafragma é encontrado em todos os mamíferos e em algumas aves. Em humanos, o diafragma insere-se anteriormente no esterno e nas costelas e posteriormente na coluna.
No entanto, esse poderoso órgão localizado abaixo das costelas direitas também pode ficar doente e entre as patologias que o acometem está a doença hepática gordurosa em suas principais formas de apresentação: a esteatose e a esteato-hepatite.
A dor na costela é pouco comum e normalmente está relacionada com pancadas na região do peito ou das costelas, que podem surgir devido a acidentes de trânsito ou a impactos ao praticar alguns esportes mais violentos, como Muay Thai, MMA ou Rugby, por exemplo.
O baço fica do lado esquerdo do nosso corpo, logo abaixo das costelas e acima do estômago.
Embaixo das costelas existe um músculo chamado diafragma, um espasmo nele pode gerar dor nesse local que você relatou. Esse espasmo pode estar vindo do pescoço pois sua inervação sai lá de cima. Se junto com o sintomas de dor debaixo das costelas estiver aparecendo dores no pescoço, suspeitaria dessa cadeia lesional.
Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:
No quadrante superior esquerdo, as dores mais comuns são as de origem muscular ou estomacal. Raramente, o baço, órgão localizado abaixo das costelas do lado esquerdo do abdômen, é causa de dor na barriga. Assim como a dor epigástrica, o infarto também pode provocar dor no quadrante superior esquerdo da barriga.
No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado. Cada vez que o diafragma desce, quando o ar entra nos pulmões e o pressiona para baixo, o estômago e o fígado são levemente comprimidos. A primeira parte do intestino delgado chama-se duodeno e tem a forma de uma alça, onde se encaixa o pâncreas.
A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos mais frequentes.
Quais os sintomas