Deve-se medir posicionando a fita métrica, na parte anterior, as bordas supraorbitárias, e, na parte posterior, a proeminência occipital em seu ponto mais saliente. O Perímetro Torácico deve ser medido com a criança deitada e a fita métrica deve permanecer ao nível dos mamilos.
O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.
No caso dessas, a maioria está crescendo normalmente." A cabeça de um bebê cresce em média 2 cm por mês durante seus três primeiros meses de vida.
O perímetro da cabeça da criança continuará sendo medido ao longo da sua infância. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como medida padrão mínima para a cabeça de recém-nascidos 32 centímetros.
maioria destes casos não representa situações anormais e não exige qualquer tipo de tratamento, quanto mais uma cirurgia. A fontanela é um pequeno espaço que permanece sem cobertura óssea nos primeiros meses de vida do bebê e tem fechamento progressivo.