EQST

O Que Foi O Barroco Na Literatura Brasileira?

O que foi o Barroco na literatura brasileira?

Literatura. O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

Quais as características da literatura barroca no Brasil?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. ... No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe.

Quais são os dois tipos de barroco existente no Brasil?

dois tipos de Barroco: o que aproxima contrários que representam coisas concretas - BARROCO CULTISTA - e o que aproxima contrários que representam coisas abstratas, espirituais - BARROCO CONCEITISTA. O precursor do Cultismo é Luís de Gôngora; o do Conceitismo é Quevedo, ambos poetas.

Quais são as duas vertentes da arte barroca no Brasil?

O estilo barroco possui duas vertentes diferentes: o cultismo e o conceptismo.

Qual era o estilo de barroco?

Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.

Quais são as figuras de linguagem do barroco?

Figuras de linguagem Barrocas

  • Metáfora: é uma comparação implícita. ...
  • Antítese: reflete a contradição do homem barroco, seu dualismo. ...
  • Paradoxo: corresponde à união de duas ideias contrárias num só pensamento. ...
  • Hipérbole: traduz ideia de grandiosidade, pompa. ...
  • Prosopopeia: personificação de seres inanimados para dinamizar a realidade.

Qual a expressão mais típica do barroco?

Resposta. A premissa do carpe diem - expressão latina cujo sentido literal é “aproveitar o dia” - é muito utilizada nesse período. Ela significa que cada momento da vida deve ser desfrutado.

Quais as temáticas da arte barroca?

Resposta. Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.

Quais são os temas barrocos mais abordados?

Principais temas do barroco - Imagem: Cristo na Coluna, de Caravaggio Temas frequentes na Literatura Barroca - fugacidade da vida e instabilidade das coisas; - morte, expressão máxima da efemeridade das coisas; - concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das coisas; - castigo, como decorrência do pecado; ...

Quais são os temas que o barroco aborda com maior frequência?

Resposta. Os principais temas abordados no Barroco é o antropocentrismo x teocentrismo, perdão x pecado, morte x vida, religiosidade, etc.

Quais são as características do barroco na linguagem?

A linguagem do Barroco é caracterizada por ter um tom desafiador e revolucionário. A linguagem dessa escola literária fala sobre os sentimentos do homem e a sua luta com o corpo e alma, razão e fé. O que é Barroco? O Barroco ocorreu entre os séculos XVI e XVII.