Um cachorro me mordeu, o que devo fazer agora?
A profilaxia deve ser realizada por 3 a 5 dias. O antibiótico de primeira escolha para mordeduras de cães e gatos é a amoxicilina-clavulanato. Alternativamente pode ser utilizada a associação de doxiciclina, sulfametoxazol-trimetoprim, penicilina oral, cefuroxime ou moxifloxacin e metronidazol ou clindamicina.
Mas normalmente é feito o tratamento profilático (link) com o uso de antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos orais e pomadas ou sprays antibióticos e cicatrizantes. CUIDADO! Por mais cômodo que pareça ser procurar na internet pela “pomada para mordida de cachorro” ou alguma sugestão de antibiótico, não faça isso.
O exemplo mais conhecido, que se utiliza em humanos e cachorros é a Amoxicilina acompanhada de Ácido Clavulânico, que reforça a ação antibiótica.
A dose recomendada para cães e gatos é de 10,0 mg de amoxicilina e 2,5 mg de ácido clavulânico para cada kg de peso, duas vezes ao dia, o que equivale a um comprimido com 50 mg de princípio ativo para cada 4 kg de peso ou ainda, um comprimido com 250 mg de princípio ativo para cada 20 kg de peso, a cada 12 horas.
Modo de Usar e Posologia: Frasco contendo pó para preparação de suspensão, na concentração de 250 mg de amoxicilina por 5 mL.
Agemoxi CL é um antibacteriano de amplo espectro à base de Amoxicilina Triidratada. Para cães e gatos, é indicado para o tratamento de piodermites, infecções dos tecidos moles, do trato urinário, gastrointestinais e respiratórias. Age contra bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Dosagens 50mg e 250mg.
Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, em alguns casos é possível dar antibiótico humano para cachorro. Afinal, o princípio ativo do medicamento é o mesmo, independentemente da espécie em tratamento. Por isso, pode dar amoxicilina de humano para cachorro somente com a autorização de um especialista.
Pets que estejam tomando antibiótico ou fazendo uso de corticoides também não poderão ser vacinados. A vacina deverá ser aplicada na região lombar, subcutânea, na dosagem de 1 ml por animal. Cachorros e gatos levados por crianças não serão vacinados.
No Brasil, não existe um calendário oficial de vacinação. O protocolo mais usado começa aos 45 dias de vida, com a vacina múltipla canina (geralmente V8 ou V10), seguida de 3 a 4 doses a cada 4 semanas. Já a vacina antirrábica é feita em dose única no 4º mês de vida. Mas essa programação pode variar.
Especialistas recomendam que cachorros tomem banho apenas depois dos 2 ou 3 meses de vida, uma vez que, antes disso, os filhotes ainda são muito sensíveis em relação a possíveis choques térmicos com a temperatura da água, a umidade entre os pelos e, até mesmo, o estresse causado por essa experiência nova na vida deles.
Geralmente, um filhote só estará imunizado e pronto para ir às ruas por volta dos quatro meses de idade — isso se estiver recebendo as vacinas de maneira adequada, e com o acompanhamento correto.
Passo a passo de como tirar pulga de cachorro filhote
Leve o filhote de cachorro durante o dia para casa Procure levar o filhote o mais cedo possível para casa – não deixe para buscá-lo à noite. Chegue cedo em casa com ele e o deixe reconhecer o ambiente, brinque, alimente-o e passe o dia inteiro com ele. Se possível, fique com o cãozinho no espaço onde ele irá dormir.