Aposte em persianas e cortinas de cores escuras ou de blecaute. Aplicar uma película escura no vidro da janela do quarto pode ser boa opção para manter o quarto mais escuro.
Use bandanas, lenços ou uma guirlanda de tecido que sobrou. O cortinado vai cobrir toda a parte superior da janela, mas ainda permitirá um pouco de visibilidade e a entrada de luz natural. Se quiser um cortinado mais refinado, coloque um varão sobre a janela e pendure os pedaços de tecido sobre ele.
O vinil adesivo Blackout pode ser aplicado por dentro ou por fora do vidro, pode ser exposto ao sol e chuva. A Película Blackout é produzida na própria cor ( preto ) por isso não desbota e não passa claridade por ela.
DIY: Ideia para escurecer porta em vidro
Se a sua casa anda muito escura e você quer dar um up na iluminação dos ambientes, confira como fazê-lo com as dicas abaixo!
Opte sempre por cores neutras e claras que aumentam a sensação de luz. O branco sempre deve ser a escolha nº 1. Como segunda opção, o bege claro ou tons pasteis podem ser utilizados, mas com cautela! O teto também deve ser pintado com tons claros e evite carregar as paredes com molduras escuras ou de cores fortes.
Confira abaixo dicas para iluminar uma cozinha escura:
Se o seu hall de entrada não recebe luz natural, dispense as cores escuras. As tonalidades mais aconselháveis são os tons claros, capazes de gerar maior sensação de amplitude e luminosidade. Aposte pelo branco, que é a cor que mais potencializa a luz.
9 maneiras de trazer luz a um ambiente escuro
10 opções para decoração de corredores
Pendure espelhos Esse é o truque mais fácil de todos: se você quer deixar um ambiente mais iluminado, pendure espelhos nas paredes. Você pode dobrar a quantidade de luz que bate em um cômodo com essa tática – basta colocar um espelho largo imediatamente em frente ou perpendicular à maior janela do ambiente.
Para ambientes com pouco espaço, os especialistas recomendam tons claros, principalmente cores voltadas para o amarelo, como marfim, palha, bege, pérolas, ideais para clarear espaços com pouca luz natural.
É preciso, inclusive, pautar a escolha da lâmpada e o posicionamento dela no ambiente com cuidado para não aquecê-lo demais. Para isso, a regra é simples: prefira lâmpadas que possuem maior eficiência, emitem menos calor (o que gera também uma importante economia de energia).
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.