Existem ainda animais que possuem pseudoceloma. Pseudocelomados são animais que possuem uma cavidade, entretanto, essa cavidade é delimitada em parte pela mesoderme e a outra parte é delimitada pela endoderme. São exemplos de pseudocelomados os nematódeos.
Em termos aspectos ecológicos o que os platelmintos possuem em comum com os nematelmintos é que ambos são causadores de doenças parasitárias. Como sabemos, ambos são vermes em que a maioria dos representantes nas relações ecológicas são parasitas de animais.
Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos). As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.
O amarelão é o nome popular dado à ancilostomose, também conhecida como ancilostomíase, que é uma infecção causada pelos parasitas Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, que aderem ao intestino e causam anemia, diarreia, mal estar e febre.
O nome amarelão faz referência à cor amarelada que o indivíduo infectado apresenta. Essa cor é resultado de anemia causada pelo verme parasita ao usar sangue do hospedeiro, que lhe serve de alimento, e também ao levá-lo a perder sangue através das feridas que deixa na mucosa intestinal onde o parasita se fixa.
Ancylostoma duodenale
A ancilostomíase, também chamada de ancilostomose e popularmente conhecida como amarelão, é uma parasitose intestinal que pode ser causada pelo parasita Ancylostoma duodenale ou pelo Necator americanus e que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas, como irritação na pele, diarreia e dor na barriga, além poder ...