São os gastos com aluguéis, energia elétrica, serviços de terceiros, manutenção da fábrica, depreciação das máquinas, seguro contra roubo e incêndio, material de higiene e limpeza, óleos e lubrificantes para as máquinas, pequenas peças para reposição, telefones e comunicações etc.
O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação.
Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados. ... Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.
O custo direto é aquele para o qual é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final. Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta.
O custo direto é aquele que pode ser diretamente atribuído a um produto ou serviço. ... O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto. Ou seja: não há uma quantidade específica desse custo que possa ser mensurada ao produto.
Entre as formas mais comuns de custos indiretos estão:
“A dificuldade de estabelecimento de um critério de rateio para os custos indiretos existe na definição de qual critério utilizar, uma vez que esse processo é subjetivo e pode ser até arbitrário. Alguns produtos podem ficar com valores super ou subavaliados, dependendo do critério utilizado.
Centro de custos é a unidade mínima de acumulação de custos indiretos. ... Para que se possa ser caracterizado como tal, um centro de custos deveria: Ter uma estrutura de custos homogênea -> estar concentrado em um único local -> oferecer condições de coleta de dados de custos.
2. F) quais as dificuldades que a empresa enfrenta com a implantação de um sistema de custos? São diversas, dentre elas: resistência dos gestores, falta de cooperação, dificuldade de obter as informações necessárias, sistema contábil inapropriado, pessoal que alimenta o sistema de informações despreparado.
A dificuldade de encontrar dados está relacionada com a dificuldade de alocação dos custos, com destaque aos custos indiretos. Segundo Martins (2010), a determinação dos custos indiretos é trabalhosa e minuciosa, sendo, dessa forma, proporcional à complexidade da produção ou operação.