O tálus é o único osso do pé que se articula de forma direta com a tíbia e fíbula. Ele é envolvido pelo maléolo lateral da fíbula e pelo maléolo medial da tíbia. Já o osso calcâneo, se caracteriza por ser o osso mais forte de toda a estrutura do pé.
A dor na lateral do pé seja interna ou externa, pode ter diversas causas como, fadiga muscular, joanete, tendinite ou entorse. Na maioria dos casos se trata de uma dor que não terá duração superior a dois dias e que pode ser tratada em casa com compressas de gelo, repouso e elevação do pé.
Como tratar a dor na lateral? Para cada tipo de situação há um tratamento adequado, mas, de maneira geral, colocar os pés em água fria com compressas de gelo por 15 minutos pode ajudar a aliviar. Além disso, massagear a região com cuidado.
Neste caso, a fisioterapia aquática é muito eficaz e pode evitar futura cirurgia. O objetivo inicial é diminuir a dor, a inflamação e melhorar a função. São realizados alongamentos da fáscia plantar, massagem transversal, fortalecimento dos flexores e extensores dos dedos dos pés e exercícios de propriocepção.
A dor na planta do pé pode ser causada por uma irritação persistente dos nervos. Frequentemente, a irritação leva ao crescimento de nervos e à formação de crescimentos não cancerosos (benignos) de tecido nervoso (neuromas), geralmente entre a base do terceiro e quarto pododáctilo (neuroma de Morton).
A distensão muscular na coxa acontece quando estes músculos estão fracos ou fadigados. Desequilíbrios entre a musculatura anterior da coxa (quadríceps) e posterior da coxa (isquiotibiais) são comuns em atletas de todos os níveis de competição e favorecem a ocorrência destas lesões.
4 Remédios caseiros para Torcicolo