Solte a imaginação e transforme ambientes vazios da sua casa em espaços úteis e aconchegantes
5 segredos para aproveitar espaços em casas pequenas
Quarto Pequeno: 12 Ideias Para Aproveitar os Espaços
9 dicas para aproveitar melhor o espaço de um apartamento pequeno
Para facilitar a tarefa, selecionamos 12 ideias criativas que deixam o espaço funcional e mais bonito:
Como decorar o canto da sala?
Cantos da parede Como aproveitar esse espaço: use prateleiras, coloque mesa de estudo planejado, vasos, poltrona para leitura, mesa lateral, mesa de jantar, estante com livros e quadros.
Mesa de canto para sala: 60 ideias, dicas e como escolher a sua
Outra funcionalidade da mesa lateral para sala é servir como base para outros objetos decorativos, como porta-retratos, velas, bandejas, vasos de plantas, dentre outros. Dessa forma, a decoração fica ainda mais bonita e completa. Existem também modelos de mesas laterais que vêm em “kits” de dois ou três móveis.
Livros, velas, obras de arte, cachepos e bandejas são os itens mais usados nessa hora. Mas parta do princípio de que menos é mais e não embole os elementos. Dica – Espaços vazios proporcionam leveza e são importantes para apoiar bandejas em dias de casa cheia.
Para escolher a sua mesa de canto, é necessário pensar nos outros móveis do ambiente. Se você gosta de variar entre cores vivas, por exemplo, uma mesa de canto vermelha ou amarela pode ficar ótima. Já se você gosta de uma decoração mais charmosa, uma mesa de canto de madeira poderia ser uma ótima opção.
30 centímetros
Dicas para usar a mesa de canto A altura das mesas de canto também é muito importante. Lembre-se que está é uma peça funcional que também serve como decoração, por isso o ideal é que ela tenha entre 60 a 70 centímetros de altura.
A mesa de centro deve ser sempre menor do que a largura do sofá, cerca de 1/2 a 2/3 da largura. Se for um modelo de sofá com chaise, leve em consideração a largura do sofá sem contar a chaise. Já se for um modelo de sofá de canto, leve em consideração a largura do assento, para escolher o tamanho da mesa de centro.
Além de decorar a casa nos ambientes internos, a mesa de centro também pode ser útil em espaços abertos ou ao ar livre. Em festas realizadas nas varandas e sacadas, você pode usar a peça para apoiar bandejas com aperitivos, louças, copos e guardanapos.
Vale combinar a mesa de centro com os outros móveis da sala e não precisa necessariamente ser o sofá. A inspiração pode vir da mesa lateral, do aparador, da estante, do rack ou do painel da TV. Isso se você quiser valorizar o ambiente, criando uma unidade na decoração, mas não é uma regra a ser seguida à risca.
Qual a função da mesa de centro? Além de compor a decoração da sala, sendo usada para apoiar livros, vasos de plantas e flores, vela e muito mais, a função da mesa de centro é servir como apoio para copos, pratos e outros objetos, como computadores portáteis, por exemplo.
Se a sala for muito pequena é aconselhado a não utilizar a mesa de centro no ambiente, pois atrapalha na circulação e acesso. Então prefira a mesa de canto com tamanho pequeno e posicione ao lado sofá para agregar na decór.
Como combinar o tampo de vidro? Não existem restrições para combinar o tampo de vidro na decoração de sua sala de jantar ou cozinha, a única dica é que a base para o tampo converse com o restante da mobília. Se você gosta de uma decoração mais rústica, aposte em bases de madeira de demolição, por exemplo.
A melhor maneira de encapar os cantos do vidro é usar “cantoneiras de papelão” no caso de vidro quadrado. Em seguida, passar várias camadas de plástico PVC (tipo Magipack), ou plástico bolha na peça toda para prevenir riscos.
Como fazer a base para uma mesa de jantar de vidro
A tinta mais recomendada para pintar garrafas de vidro é aquela que pode ser aplicada em vidros. Ainda assim é possível usar também a tinta de parede para fazer a pintura....Os tipos de tinta mais utilizados para esse tipo de artesanato são:
Nos artesanatos em vidro, use tinta acrílica, esmalte sintético à base de água ou tinta PVA. Mas, caso você queira dar cor ao vidro e ainda manter a transparência, substitua a tinta tradicional pelo verniz vitral. Nesse caso, não recomenda-se passar o primer.
Começamos colocando maizena e água nos potinhos (a quantidade exata vai depender de cada um. Quando mais água, menos consistente vai ser a tinta. Depois de misturado, acrescente o corante de alimentos e o detergente.