A Água Oxigenada 10 volumes é indicada como antisséptico, na terapia de feridas. Modo de usar: Uso tópico: aplicar sobre o local, previamente limpo para a assepsia de ferimentos. Gargarejos ou bochechos: diluir 1 colher de sopa do produto em 1/2 copo de água filtrada ou fervida.
Como Usar: Em um recipiente não metálico, deposite a água oxigenada, seguindo a dosagem recomendada na embalagem da coloração ou no pó descolorante. Misture bem e aplique a quantidade suficiente sobre os cabelos, mechas ou pêlos. Deixe atuar o tempo indicado na embalagem da tinta ou pó descolorante.
O bochecho com água oxigenada de 10 volumes tem boa indicação em casos bem específicos, como inflamação nas gengivas, por exemplo, visto que com liberação do oxigênio as bactérias anaeróbicas não sobrevivem, e essas são as mais presentes em casos de periodontites (infecção dos tecidos que ficam em torno dos dentes).
“Não é que a água oxigenada seja uma vilã; ela até mata bactérias e é boa para certos tipos de limpeza e assepsia, mas não é indicada para acne, porque, ao mesmo tempo em que desinfeta o local, irrita, mancha e queima. Existem muitas outras opções eficazes e inofensivas à saúde para combater o problema.
E a água oxigenada combate às bactérias de um grupo chamado de gram negativas, presentes normalmente nas inflamações gengivais”, esclarece a endodontista.
Realmente, a água oxigenada é um produto usado muitas vezes como bactericida e, por isso, a maioria das pessoas conhece o fenômeno que ocorre quando ela entra em contato com o ferimento: há uma intensa efervescência. Várias pessoas dizem que essa espuma formada indica a presença de infecção.
Contra as bactérias que provocam as cáries, a água oxigenada não tem efeito porque elas são anaeróbicas facultativas, ou seja, podem sobreviver com ou sem oxigênio. Existe uma doença específica, chamada gengivite necrosante aguda, para qual a água oxigenada é indicada.
Gargarejo com água oxigenada A água oxigenada é útil para combater infecções na boca e garganta. Para fazer um gargarejo com essa mistura, deve-se adicionar duas colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes a um copo de água, mexendo bem a solução.
Tratamento da gengivite Pegue um quarto de xícara de água oxigenada e um litro de água quente, mexa bem e faça bochechos 3 vezes ao dia durante 3 dias e faça sua escovação com uma escova de dentes fina. Em seguida, vá ao dentista, para fazer uma limpeza dental e verificar a gengivite.
Misturar 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes em 1 copo de água. Mexer para a solução ficar bem homogênea. Em seguida, fazer os gargarejos o máximo que conseguir. Cuspir e repetir até a solução do copo acabar.
Adicionar 1 colher de sopa de sal em 1 copo de água morna e misturar bem até o sal ficar imperceptível. Depois, colocar um bom gole da água na boca e gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir, cuspindo a água a seguir. Repetir o procedimento mais 2 vezes seguidas.
A água oxigenada realmente é um forte antisséptico, mas seu uso continuado pode alterar o paladar, irritar as papilas gustativas de língua (que podem reagir ficando crescidas, facilitando o acúmulo de saburra língua) e até mesmo favorecer o câncer.
A quantidade recomendada de água oxigenada ou clorexidina é de 10 ml diluídos em 1/4 de copo de água, para fazer bochechos durante 1 minuto. O efeito da água oxigenada e da clorexidina dura aproximadamente 8 horas.
O que fazer: deve-se fazer uma higiene bucal adequada, escovando os dentes e a língua, pelo menos, 2 vezes por dia e utilizar um enxaguante bucal para evitar o desenvolvimento de bactérias.
A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco. Para remover esse acúmulo que causa odor, você pode usar uma pequena quantidade de creme dental para escovar cuidadosamente a parte de cima da língua.
Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.