O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos. Os operadores são as instituições que ofertam serviços financeiros, no papel de intermediários. ...
Os operadores do sistema financeiro fiscalizados pelo Banco Central são os bancos comerciais, financeiras, empresas de leasing, administradoras de consórcio, corretoras de câmbio, entre outros. ... Conceitualmente, um Banco comercial também é uma Instituição monetária.
Estrutura do Sistema Financeiro Conselho Monetário Nacional (CMN); Banco Central (BACEN); ... Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS); Caixa Econômica Federal (CEF);
Por fim, as entidades operadoras são aquelas que de fato operam no sistema financeiro nacional como bancos comerciais, instituições financeiras, intermediações financeiras, transações monetárias e etc..
As entidades supervisoras desenvolvem atividade complementar à realizada pelos órgãos normativos do SFN (Sistema Financeiro Nacional), sendo elas responsáveis pela supervisão das demais instituições que integram o sistema, ou seja, as instituições operadoras.
São consideradas instituições financeiras bancárias do Sistema Financeiro Nacional brasileiro:
De acordo com o Banco Central do Brasil, os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos e têm por objetivo principal apoiar com recursos para o financiamento de programas e projetos que promovam o desenvolvimento social e econômico da população.
Veja a seguir quais são as principais instituições e intermediadores financeiros:
Como consultar um CNPJ na Receita Federal?