Resposta: Evolucionismo cultural abrange a ideia de que a cultura teve uma fase inicial, ( cultura primária ) e que ao longo do tempo foi evoluindo em meio a sociedade até os padrões atuais.
O conceito de evolucionismo está diretamente ligado a sobreposição de uma cultura sobre a outra, ou seja, essa noção se dá a partir de teorias que afirmam que a genética segue um processo evolutivo e algumas culturas são maiores do que as outras.
Antropologia evolucionária ou evolutiva é o estudo interdisciplinar da evolução da fisiologia humana e do comportamento humano e a relação entre hominídeos e primatas não hominídeos. A antropologia evolucionária é baseada nas ciências naturais e nas ciências sociais .
A antropologia estuda o homem e a humanidade de modo integral, ou seja, analisando-a sob diversas óticas distintas. ... Na antropologia evolucionista a discussão é pautada sob o ponto de vista da evolução das estruturas biologicas e fisiológicas do homem, então a antropologia do século XIX privilegiou o Darwinismo Social.
A antropologia jurídica é uma disciplina de grande importância para a formação crítica do jurista. Em um contexto universitário como o brasileiro, no qual prepondera uma formação dogmática e formalista, ela pode contribuir para uma melhor compreensão da complexidade social na qual se inscreve a regulação jurídica.
A Sociologia surgiu a partir de uma série de fatores que tornou a política, a economia e a sociedade do século XVIII e XIX mais complexa. A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte. ... Émile Durkheim foi o fundador do método sociológico.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.