O conflito inicia-se a 17 de setembro de 1980, quando Saddam Hussein utiliza uma antiga disputa de fronteiras com o pretexto de invadir o país vizinho. ... Inicialmente, o conflito pendeu para o lado iraniano, reforçado com as armas vendidas pelos Estados Unidos naquilo que ficou conhecido como o escândalo Irã-Contras.
Iraque
A Guerra do Golfo foi um conflito travado entre os Estados Unidos e o Iraque em 1991 como desdobramento da invasão do Kuwait, realizada pelos iraquianos em 1990.
Mas a revolução islâmica trouxe outras consequências para o país: uma ruptura com o Ocidente e a hostilidade com os vizinhos árabes. Depois da revolução, o Irã rompeu suas relações com os Estados Unidos e entrou em uma rota de colisão com os governos sunitas da região do Golfo Pérsico.
No dia 1º de fevereiro de 1979, o então líder xiita iraniano aiatolá Ruhollah Khomeini encerrou seu exílio de 13 anos no Iraque e na França e retornou à pátria, proclamando a seguir a República Islâmica.
Aiatolá ou aiatola (em farsi آیتالله, Ayatollah, e árabe آية الله, ayatul-Lah) é considerado sob as leis do Islão xiita o mais alto dignitário na hierarquia religiosa. Existe porém a diferença entre xeque, aquele que estudou a sharia em uma universidade islâmica, e o Aiatolá.
O Líder Supremo ou Guia Supremo é o chefe de Estado do Irã. É eleito pela Assembleia dos Peritos para um mandato vitalício, em função dos seus conhecimento de teologia islâmica; aquele órgão pode também destituí-lo. O cargo é ocupado pelo Aiatolá Ali Khamenei desde junho de 1989, quando sucedeu Ruhollah Khomeini.