O Custo Unitário Básico (ou CUB) nada mais é do que o orçamento de 3 tipos de insumos para a construção de um projeto-padrão (materiais + mão de obra + equipamentos utilizados durante a construção) dividido pela área construída. Assim chega-se ao valor em R$/m2 médio de uma construção.
O setor de construção civil possui um indicador próprio para medir a variação dos custos das obras — trata-se do INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Os materiais de construção são parte do índice, e é por isso que o encarecimento de alguns itens acaba fazendo com que o INCC suba.
Para calcular o INCC, basta aplicá-lo sobre o saldo devedor do imóvel para saber o valor reajustado. Os valores do INCC podem ser conferidos na tabela 2020 do índice. Em seguida, para calcular o valor da parcela, basta dividir este saldo (já com a aplicação do índice) pelo número de parcelas restantes.
Se o imóvel foi comprado após 1988 e estiver quitado, os custos das benfeitorias devem ser informados na ficha “Bens e Direitos” da declaração com o código “11 – Apartamento” ou “12 – Casa”, adicionados ao valor de aquisição do bem. Já se o imóvel for financiado, o custo da obra deve ser somado ao valor total já pago.