O método sintotérmico combina a medição da temperatura corporal em repouso (temperatura corporal basal) com os métodos de muco e de tabelinha. Assim, entre os métodos de reconhecimento de fertilidade, o método sintotérmico é o mais confiável.
Os métodos contraceptivos podem ser classificados em cinco tipos básicos: comportamentais, hormonais, de barreira, intrauterinos e definitivos.
Conheça os principais métodos anticoncepcionais
O método do muco cervical, também conhecido como método de Billings, baseia-se na observação da secreção do muco secretado pela vagina. Após o período de menstruação, a vagina fica seca. Ao perceber a presença do muco cervical, que pode indicar fertilidade, a mulher deve evitar relações.
O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele forma uma barreira que serve como defesa para impedir que bactérias ou outros microrganismos se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação.
O método do muco cervical, também conhecido como método de Billings, baseia-se na observação da secreção do muco secretado pela vagina. Após o período de menstruação, a vagina fica seca. Ao perceber a presença do muco cervical, que pode indicar fertilidade, a mulher deve evitar relações.
Como identificar o muco cervical No período de ovulação, a secreção vaginal torna-se então mais transparente, viscosa e "elástica", numa consistência semelhante a da clara de ovo crua. Na fase fértil, o muco fica mais fino e claro. "Já fora do período fértil, o muco é espesso e mais esbranquiçado.
À medida que o estrogênio atinge o pico, 1–2 dias antes da ovulação, o muco cervical geralmente se assemelha a uma clara de ovo crua que você pode esticar por alguns centímetros entre o polegar e o dedo indicador (4,5).
A verificação do muco cervical consiste em observar o fluido presente no seu dedo, depois de introduzir o dedo limpo na vagina em direção ao colo do útero, ou no papel higiênico, depois de passá-lo pela região vaginal de frente para trás.
Conheça os tipos de muco cervical e o que eles revelam sobre o seu ciclo!
Um método infalível para quem tem pouco muco ou nada dele, é o uso de um gel lubrificante apropriado para quem deseja engravidar. Além dele fazer o papel do muco elástico, facilita a mobilidade dos espermatozoides ate o óvulo. O uso do chá de inhame também pode ajudar no aumento do muco.
O muco mais espesso é característico do começo do ciclo menstrual. À medida que se aproxima o período fértil, ele torna-se mais líquido e, durante a ovulação, tem aspecto de clara de ovo (muco mais espesso)”, orienta Maura.
Assim, é normal haver um corrimento vaginal mais abundante em determinadas situações como no período periovulatório (corrimento gelatinoso transparente, tipo clara de ovo) e pré-menstrual (corrimento branco antes da menstruação), na estimulação sexual (relações sexuais) e na gravidez.
É o muco hostil, ou muco cervical hostil, como é nomeado pela medicina. Ele pode ser uma das causas da infertilidade feminina por impossibilitar a sobrevivência dos espermatozoides dentro do corpo da mulher. No decorrer do ciclo da mulher, o corpo produz naturalmente um muco no colo uterino.
Quando o muco vem com a urina mas é muito abundante, tem cor ou é espesso, é possível que seja um sinal de infecção urinária. Esta pode ser uma uretrite, quando a infecção é na uretra, cistite, quando a infecção é na bexiga, ou pielonefrite quando é nos rins.
O muco na urina é resultado da descamação das paredes internas da bexiga e da uretra e faz parte do sistema de defesa do trato urinário. Essa mucosa, normalmente, é formada por um conjunto de células epiteliais, cristais e leucócitos acumulados.
A presença de muco na urina geralmente é normal. No entanto, quando há aumento na liberação de muco na urina pode ser indicativo de problemas mais graves, como infecções do trato urinário, colite ulcerativa ou até mesmo câncer de bexiga.
O aumento geral do número de leucócitos é chamado de leucocitose e pode estar relacionado a uma infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.
O aumento e a diminuição da quantidade de neutrófilos segmentados no sangue podem indicar o que está acontecendo no organismo. No caso de uma infecção, por exemplo, a quantidade de segmentados pode estar aumentada já que o sistema imune está trabalhando para combater a infecção.
Os neutrófilos segmentados são leucócitos especializados no combate direto aos micro-organismos que nos atacam. Eles são a "1ª linha" de defesa do nosso organismo e entram em combate direto contra os germes,literalmente devorando os invasores num processo chamado fagocitose.
Segmentados: aumento na gestação - resposta inespecífica do corpo materno como forma de proteção. Este aumento foi mantido em todo o período gestacional. Bastonetes: aumento na gestação. Com a evolução da gestação o número de células bastonetes aumentou, provavelmente pelo crescimento constante do feto.
Concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) Avalia a concentração de hemoglobina presente nas hemácias. Alto: Pode estar elevado em pessoas com consumo elevado de álcool, problemas na tireoide.