EQST

Qual A Caracterstica Da Cincia Antiga?

Qual é a característica da ciência antiga?

A Ciência Antiga, desenvolvida pelos gregos, possui uma característica mais teórica. A intenção dos antigos gregos era conhecer a natureza, mas sem interferir nela. Por se distanciar da ação sobre o conhecimento produzido, a Ciência Antiga mostra-se como uma ciência teorética.

Quais são os fundamentos da ciência moderna?

A ciência moderna acima de tudo é embasa em uma metodologia que possa comprovar de maneira científica os experimentos, além de combinar uma descrição fenomenológica a eles.

Qual a concepção da ciência moderna?

- A ciência moderna nasceu e se desenvolveu segundo a concepção de um saber especulativo baseado sobre um critério de verdade, buscando em uma nova teoria uma representação definitiva da realidade.

Qual o real motivo para o fim da ciência medieval?

Em 1348, a Peste Negra levou este período de intenso desenvolvimento científico a um fim repentino. A praga matou um terço da população europeia.

O que é ciência antiga e medieval?

A ciência antiga era baseada na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência. A concepção medieval cristã via o homem como o ser supremo da criação divina e a terra era o centro do universo.

O que mudou com o advento da nova ciência chamada de moderna?

A ciência moderna nasce com o capitalismo e substituiu a preocupação do teocentrismo medieval quanto a relações Deus-homem, enfatizando a relações entre o homem e a natureza. Esta mudança proporcionou a certeza sobre a capacidade do ser humano em conhecer para transformar a realidade.

Quando foi criada a ciência moderna?

A ciência moderna nasceu no século XVI por intermédio de Galileu, Cøpérnico, Kepler e Newton. Daí para cá, søfreu um grande desenvolvimento, mas foi essencialmente nas últimas décadas que houve um progresso gigantesco que suscita inúmeras questões éticas e morais.

Qual a relevância da dúvida para o avanço da ciência moderna?

Assim, quanto mais intensa a dúvida for, quanto mais se estender e se radicalizar, mais firme será certeza que frente a ela resistir. E esta firmeza justifica as características da dúvida na medida em que o que se está a procurar é o fundamento da ciência.

Quais a contribuição da visão de conhecimento de Descartes para pensar o conhecimento na atualidade?

O objetivo do filósofo francês René Descartes (1596-1650) era construir uma ciência universal com caráter de verdade necessária. Para isso, ele criou um método, baseado em procedimentos matemáticos e geométricos, até hoje utilizado no mundo todo. ... René Descartes inaugurou o racionalismo e a filosofia moderna.

Quais foram as principais contribuições de Descartes para a ciência?

Descartes mostrou como traduzir problemas de geometria para a álgebra, abordando esses problemas através de um sistema de coordenadas. Contribuições Por esses feitos ele teve um papel-chave na Revolução Científica influenciando o desenvolvimento por Leibniz e Newton do Cálculo moderno.

Qual a importância da perspectiva filosófica de Descartes para a ciência propriamente dita?

A FILOSOFIA DE DESCARTES A missão de Descartes era justamente legitimar a ciência, demonstrando que o homem poderia conhecer o mundo real. Para encontrar uma certeza inquestionável, Descartes duvidou de tudo. A dúvida cartesiana é justificada por três argumentos.

Qual a importância do Método de Descartes?

O método de Descartes é o método da dúvida: a dúvida metódica ou dúvida cartesiana. Para a razão bem funcionar, é necessário limpar o terreno da mente de todo preconceito, é preciso, num primeiro momento duvidar de tudo, principalmente o que já se tem estabelecido como verdade absoluta.

O que defendia Descartes?

O pensamento do francês René Descartes destaca-se na Modernidade. O primeiro racionalista moderno defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto.